[weglot_switcher]

Santander vai dar bolsas a professores universitários interessados em inteligência artificial

A Fundação Santander Portugal tem 2.000 bolsas disponíveis, que dão acesso a um programa de formação gratuito sobre esta tecnoloiga. As candidaturas decorrem até 3 de maio.
  • Cristina Bernardo
21 Abril 2024, 16h50

A Fundação Santander Portugal está a receber candidaturas de professores universitários que pretendam melhorar a sua compreensão e conhecimentos sobre Inteligência Artificial (IA) para um curso online. A fundação do banco tem disponíveis 2.000 bolsas, que dão acesso a um programa de formação gratuito sobre esta tecnoloiga.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 3 de maio, sendo que é a empresa de educação Miles in the Sky que estará encarregue da escolha dos docentes bolseiros até três dias depois e da execução deste programa de formação. O curso vai ser ministrado em português e tem a duração de sete semanas, entre os dias 16 de maio e 4 de julho de 2024.

“O objetivo é desenvolver e expandir as competências dos professores nesta área, capacitando-os no entendimento e na aplicação prática da inteligência artificial generativa em diferentes aspetos da educação, da investigação e na preparação de aulas”, de acordo com o Santander Portugal.

O plano prevê três “missões” e uma sessão de encerramento. Primeiro, os professores vão começar por entender os fundamentos da IA generativa, com foco em aplicações práticas no sector educacional. A seguir, seguem-se as missões relacionadas com a investigação e com o design e a entrega de aulas.

“Os professores vão aprender a tirar partido da IA, para tornar o seu ensino mais eficiente, inovador e garantir assim um maior sucesso na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, permite-lhes conhecer os riscos na sua utilização e aproximarem-se do universo estudantil, que já usa mais frequentemente estas ferramentas”, explica a instituição bancária, em comunicado tornado público na quinta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.