[weglot_switcher]

Segredo para uma fortuna milionária? Nascer em família rica

Um relatório de um ‘think tank’ norte-americano concluiu que a riqueza das famílias mais ricas nos EUA aumentou consideravelmente no último ano durante a pandemia da Covid-19.
16 Junho 2021, 12h27

As fortunas dos multimilionários continuaram a crescer desenfreadamente em 2020, mesmo com a pandemia, e as das dez famílias mais ricas dos Estados Unidos viram a suas fortunas crescer mais de 136 mil milhões de dólares (112,2 mil milhões de euros) ao longo de 14 meses.

Um estudo de um ‘think tank’ norte-americano parece descoberto o segredo para se ter uma fortuna milionário, e este parece ser simples: nascer no seio de uma família que já possui dinheiro.

O relatório do Institute for Policy Studies (IPS), citado pelo “The Guardian”, adianta que a riqueza das famílias aumentou consideravelmente no último ano, mas que estas trabalharam para garantir que o sistema sustentasse o crescimento das fortunas ao longo de várias décadas para os seus descendentes continuarem a somar ganhos.

Um exemplo do relatório é a família Walton, cujo patriarca Sam Walton fundou a cadeia de supermercados Walmart em 1983. Nesse mesmo ano, o valor da família era de 2,15 mil milhões de dólares, o que atualmente corresponde a 5,6 mil milhões de dólares. No entanto, no fim de 2020, os descendentes de Walton e atuais administradores do Walmart apresentavam um património líquido combinado de 247 mil milhões de dólares (203,8 mil milhões de euros).

Também a família Mars, conhecidos pelos chocolates dos Estados Unidos, viram a sua fortuna aumentar em 28%, cerca de 21 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros) entre março de 2020 e maio de 2021. A dinastia dos chocolates foi criada em 1911 e começaram a produzir os Snickers e MilkyWay, sendo que aos dias de hoje os descendentes de Franklin e Ether Mars são os administradores da fortuna.

Ainda assim, e de acordo com o “The Guardian”, existe desigualdade entre os super-ricos e os ricos. As cinco famílias mais ricas dos Estados Unidos vieram as suas fortunas aumentar uma média de 2.484% entre 1983 e 2020. Em termos comparativos, a família média americana viu a riqueza aumentar 93% entre 1989 e 2019, tendo em conta dados recentes.

De acordo com o responsável Chuck Collins, co-autor do relatório e diretor do IPS, as famílias milionárias estão a ganhar mais dinheiro  mas também a melhorar a sua gestão, colocando grande parte fora do alcance dos impostos. Segundo o relatório, existem seis hábitos altamente enraizados nas dinastias norte-americanas, como a limitação de doações à caridade, evitar a tributação através dos fundos de família que protegem os ultra-ricos de serem tributados em transferências de dinheiro, bem como lutar contra o aumento de impostos para os ricos e as taxas sobre as fortunas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.