[weglot_switcher]

Seis incubadoras portuguesas entre as 100 melhores da Europa

Ranking do “Financial Times” destacou Startup Braga, Startup Lisboa – Unicorn Factory, BGI -Building Global Innovators, IPN – Instituto Pedro Nunes, Casa do Impacto e Beta-i.  
14 Março 2024, 10h00

Há seis incubadoras ou centros de inovação de Portugal na lista dos 125 melhores da Europa, de acordo com o “Financial Times”. O rankingEurope’s leading startup hubs 2024”, elaborado por especialistas do jornal britânico, destacou a Startup Braga, Startup Lisboa – Unicorn Factory, BGI -Building Global Innovators, IPN – Instituto Pedro Nunes, Casa do Impacto e a Beta-i.

As incubadoras bracarense e lisboeta conseguiram até ficar no topo desta tabela, entre os dez primeiros lugares, enquanto a Casa do Impacto – hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – é a única na lista que se dedica em exclusivo à capacitação e incubação de startups e empreendedores que procuram combater problemas sociais e ambientais.

Apesar da presença expressiva de Portugal neste ranking, o país com mais hubs distinguidos foi o Reino Unido, com 24, inclusive SETsquared, Founders Factory ou Growth Studio. Itália e Portugal fixaram-se na sexta posição, com o mesmo número de centros galardoados (seis). Ainda assim, foi o centro de inovação germânico UnternehmerTUM – da Universidade Técnica de Munique Garching – que conquistou o primeira posição.

O ranking nasce de uma parceria entre o “Financial Times”, através da marca de media ligada às startups, a Sifted, e a empresa de estatísticas alemã Statista, especializada em estudos de mercado. A listagem dos maiores hubs europeus de startups do ano pretende melhorar a visão sobre o ecossistema empreendedor no Velho Continente, nomeadamente cidades e regiões que demonstram lutar pelo desenvolvimento de novas empresas.

“A Europa apresenta hoje um cenário de startups que rivaliza com os Estados Unidos. De acordo com a Sifted, cerca de 98 cidades do continente europeu já produziram pelo menos um unicórnio: um negócio em fase inicial avaliado em mil milhões de dólares ou mais”, contextualiza a Fábrica dos Unicórnios.

“Contudo, ainda é desafiante encontrar informação atualizada sobre os programas das incubadoras e aceleradoras de empresas em execução nestas localidades – e as suas taxas de sucesso”, admite a organização. Neste caso, houve mais de duas mil organizações participantes e 2.600 alumni entrevistados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.