[weglot_switcher]

Serviço Educativo da ATEF / O valor das parcerias…

Na última década, a Associação Teatro Experimental do Funchal, tem vindo a crescer e a celebrar diversos protocolos de cooperação, com valor técnico e artístico, acrescido nas produções da sua temporada artística.
17 Novembro 2017, 07h15

Na última década, a Associação Teatro Experimental do Funchal, tem vindo a crescer e a celebrar diversos protocolos de cooperação, com valor técnico e artístico, acrescido nas  produções da sua temporada artística. São disso exemplo, o protocolo existente entre a ATEF e a Secretaria Regional de Educação / Direção Regional de Educação ou mesmo entre a ATEF e o Estabelecimento Prisional do Funchal (este, atualmente inativo).

Desde janeiro de 2016, outro protocolo foi celebrado, entre ATEF e a Universidade da Madeira perspetivando a inserção de alunos e ex-alunos do curso de Artes Visuais, nos processos de criação cenográfica, figurinos, adereços, montagem/ operação técnica e mesmo como atores. De abril de 2016 até à presente data, já integraram esta parceria, 06 alunos do curso de Artes Visuais, em 05 produções de teatro de variados géneros.

No mais recente projeto teatral da ATEF, A CIGARRA E A FORMIGA,  em estreia no dia 18 de novembro e, em cena, até 27 de janeiro de 2018, duas colaboradoras – Joana Freire e  Maria João Soares, recentemente licenciadas no Curso de Artes Visuais / UMa, assumiram o processo criativo e executivo do cenário, figurinos e adereços, orientadas e acompanhadas pelo, também colaborador da ATEF, Paulo Sérgio BEJu, docente e artista visual.

Embora não sendo parceria, o Instituto do Emprego da Madeira (IEM) têm tido importante papel enquanto veículo de contratação de trabalhadores com perfil técnico e artístico, integrantes das equipas de produção da temporada artística, proporcionando excelentes profissionais, através de diversos programas e estágios profissionais.

Outros contributos podem ocorrer, decorrentes de parcerias com Escolas Secundárias, caso de Nicole Gonçalves,  formanda da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) que integrou a equipa de produção artística e cultural da ATEF (de abril a julho de 2017) pelo programa de estágio, do curso técnico profissional de  Gestão, daquela escola.

De igual modo, foram estabelecidas parcerias de cooperação com: a Casa de Saúde Câmara Pestana e com a Associação OLHO-TE., proporcionando, a utentes destas instituições, uma participação ativa na animação sociocultural da 43ª Feira do Livro (em maio e junho de 2017), levada a efeito pela ATEF. Neste tipo de participação, como intervenção sociocultural, e ainda na 43ª Feira do Livro, foram integrados, também, profissionais ligados à tradução e ao ensino da Língua Gestual Portuguesa, num evento designado “A vida é o momento”, e outros professores, alunos e artistas. Este evento e o anteriormente citado, tiveram como mais valia a afluência do público da comunidade surda que normalmente não acede a eventos ou atividades culturais.

Mais recentemente, a ATEF (serviço educativo), assumiu também uma parceria com o serviço educativo do Teatro Municipal BALTAZAR JUNIOR, criando e desenvolvendo 04 oficinas temáticas temporárias naquele espaço e no Cine Teatro Stº António, para o público escolar e para outros interessados. Estas oficinas, de caráter temporário, programadas para a presente temporada, têm como objetivo a coordenação e rentabilização de conteúdos de interesse comum, destinados a um público que, concertadamente, pretendemos formar e gerir com melhor eficiência e eficácia, utilizando os dois espaços culturais que são – O TM Baltazar Dias e o Cine Teatro Stº António. A designar:

Oficina “Construir a personagem” / 20 novembro / 10h00 e 15h00 /  Teatro Municipal Baltazar Dias

Oficina “Descobrir, sentir e ler  imagens…” / 11 dezembro / 10h00 e 15h00 / Cine Teatro Stº António

Oficina “Encontro c/ Baltazar Dias, o poeta cego”/19 março / 10h00 e 15h00 / Teatro Municipal Baltazar Dias

Oficina ” Os sons e a música no Teatro”/ 30 abril / 10h00 e 15h00 /  Cine Teatro Stº António.

Os protocolos de parceria institucional, a celebrar entre a ATEF e as escolas de formação profissional, a médio e longo prazo, serão a próxima meta da ATEF.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.