[weglot_switcher]

Sevenair Academy esclarece sobre cursos de formação em Cabo Verde

A empresa portuguesa, que opera em quatro geografias, afirma que, apesar de não ser certificada pela AAC, “a formação pode ser dada, desde que no âmbito de outra certificação como a EASA [Agência Europeia para a Segurança da Aviação]”.
20 Janeiro 2020, 15h24

A Sevenair Academy, do grupo Sevenair, prestou esta segunda-feira esclarecimentos sobre a formação de técnicos de manutenção aeronáutica em Cabo Verde, na sequência de um alerta da Agência da Aviação Civil (AAC), o regulador cabo-verdiano. A empresa portuguesa confessa que tem sentido “alguns entraves” por parte de determinadas entidades ou indivíduos, mas defende que a sua a “vontade de criar algo a longo prazo e com qualidade é mais forte”, tal como prova a sua atividade há mais de 30 anos.

A Sevenair Academy, que opera desde 1988 e está presente em quatro países, é certificada para formação de técnicos de manutenção aeronáutica sendo detentora do certificado PT.147.005 (em nome comercial do Cenfortec). A organização afirma que, neste âmbito, tem 492 alunos inscritos e várias bases de formação, inclusive na cidade de São Paulo, no Brasil.

“O grupo no seu todo é provavelmente o maior e mais diversificado número de certificações, sendo estas emitidas pela [portuguesa] Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), e de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação [EASA, na sigla anglo-saxónica]”, clarifica fonte oficial da Sevenair Academy ao Económico Cabo Verde (ECV).

A empresa explica ao ECV que entende o motivo pelo qual o AAC emitiu o referido comunicado “já que muitos cabo-verdianos foram fazer cursos a escolas de Angola e Brasil que não eram certificadas e hoje quase exigem que a AAC lhes emita uma licença”.

A Sevenair Academy lembra que entrou no mercado cabo-verdiano em 2018 com um contrato com a guarda costeira local. “Tendo tanto entidades públicas como privadas manifestado vontade de que reforçássemos a nossa presença no território, para ajudar ao desenvolvimento do setor que tem planos ambiciosos, foi assinado um protocolo com a Universidade de Cabo Verde (UNICV) para ministrar cursos técnicos e capacitar os locais”, recorda.

No seguimento desse acordo, foi lançado o Curso de Preparação para Examinação de Técnicos de Manutenção de Aeronaves de acordo com a regulamentação EASA, que começar no próximo dia 3 de fevereiro. “Apesar de a Sevenair Academy não ser certificada por eles, a formação pode ser dada, desde que no âmbito de outra certificação como a EASA, que é o caso e foi sempre essa a informação prestada nas nossas redes sociais, sítio da internet ou nos muitos contactos diretos via email”, esclarece a empresa visada, lamentando a indução em erro que possa ter sido gerada.

https://jornaleconomico.pt/noticias/esta-entidade-nao-esta-certificada-para-dar-formacao-em-cabo-verde-alerta-regulador-537271

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.