[weglot_switcher]

Sporting CP ocupa o sexto lugar no ranking das formações mais produtivas na Europa

Os ‘leões’ contam com 58 atletas formados na academia de Alcochete, entre as 31 ligas primodivisionárias da UEFA. Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica surgem empatados no 14º posto, com 45 jogadores.
29 Outubro 2018, 15h36

O Sporting Clube de Portugal tem a sexta formação mais produtiva da Europa, de acordo com um ranking publicado pelo Observatório do Futebol esta segunda-feira, sobre os 31 campeonatos primodivisionários da UEFA. A equipa portuguesa conta com 58 atletas formados na academia de Alcochete, (mais quatro do que em 2017).

Este ranking definido pelo órgão máximo do futebol europeu tem por base jogadores que passaram pelo menos três temporadas no mesmo clube entre os 15 e os 21 anos. O Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica surgem empatados no 14º posto, com 45 jogadores. Os ‘dragões’ continuam com o mesmo número da última época, enquanto as ‘águias’ perderam sete jogadores, comparando com o ano de 2017.

Esta tabela, que tem como referência o dia 1 de outubro, continua a ser liderada pelo Ajax, com 77 atletas (mais sete em relação a 2017), seguido do Dínamo de Kiev e Partizan, com 69 atletas cada, do Dínamo Zagreb, com 66 jogadores, e o Estrela Vermelha, quinto com 61 atletas.

No entanto, se olharmos apenas aos emblemas representantes das cinco principais ligas europeias (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França) a equipa ‘leonina’ é a única das portuguesas que é capaz de se intrometer, ocupando o 10º lugar com 21 jogadores, juntamente com o Atlético de Madrid, o Bordéus, o Mónaco e o Inter de Milão, numa lista composta por 55 clubes, que é liderada pelo Real Madrid (36 jogadores).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.