[weglot_switcher]

Emissão obrigacionista: Sporting SAD consegue procura superior a 13,5 milhões de euros e está perto de evitar plano B

A um dia do fim do prazo de subscrição de obrigações, SAD sportinguista está convicta que vai evitar incumprimento de anterior emissão obrigacionista ao atingir a subscrição de pelo menos 15 milhões de euros até amanhã.
21 Novembro 2018, 07h47

A Sporting SAD conseguiu, até ao final do dia desta terça-feira, 20 de novembro, intenções de subscrição para mais de 13,5 milhões de euros de obrigações, revelou ao Jornal Económico fonte próxima ao processo. Foram subscritos mais cerca de dois milhões de euros face ao dia anterior, sendo esta terça-feira apontada como o melhor dia de subscrição de obrigações do Sporting desde que a operação arrancou a 12 de novembro.

Segundo fonte próxima ao processo, a expectativa da SAD sportinguista é a de que deverá ser garantido até amanhã, último dia do período de subscrição, o mínimo de 15 milhões para evitar o incumprimento da emissão anterior de 30 milhões.

De acordo com a SAD sportinguista, os mais de 13,5 milhões de euros subscritos até agora correspondem a 45% do valor total da oferta e 90% do valor mínimo de subscrição da oferta.

A mesma fonte explicou ao Jornal Económico que esta emissão obrigacionista tem sido “atípica”. Isto porque, neste tipo de emissões, nos primeiros três dias após o lançamento da operação no retalho, costuma ser alcançado 50% do montante do empréstimo obrigacionista.

Neste caso, face às notícias da detenção do ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, no domingo, 11 de novembro, na véspera de arrancar o empréstimo obrigacionista, não se assistiu a esta tendência face ao atraso na promoção da operação. E, ao contrário do que é habitual, as ordens de subscrição têm aumentado à medida que se aproxima o prazo final.

No prospecto, a SAD assegurava dispor de fundos próprios de 15 milhões de euros, pelo que só necessitam de levantar outros 15 milhões para procederem ao reembolso de outro empréstimo obrigacionista de 30 milhões, contraído no mercado há três anos e que vence a 26 de novembro – depois de uma moratória em maio passado devido à crise no clube.

Nos últimos dias, o clube liderado por Frederico Varandas reuniu reforços de peso na campanha junto dos adeptos leoninos para apoiarem a operação. Atuais e antigos jogadores como Nani e Cédric Soares já investiram, à semelhança de um grupo de 20 notáveis, entre os quais os ex-presidentes do Sporting, José Roquete e Filipe Soares Franco, que apelaram à compra de obrigações do clube.

O Montepio Investimento é o banco coordenador da emissão e por isso receberá a maior parte deste valor. Do sindicato de colocação também fazem parte o ActivoBank, o Banco Best, Banco Carregosa, CaixaBI, CEMG, CGD, Millennium bcp e Novo Banco.

O prazo para subscrever obrigações do Sporting termina esta quinta-feira, 22 de novembro, às 15h00. A SAD leonina oferece uma taxa de juro de 5,25% por estes títulos que têm a maturidade de três anos. Mas as ordens tornam-se irrevogáveis a partir das 15 horas de 20 de novembro desta terça-feira.

Caso a procura fique abaixo dos 15 milhões, a SAD liderada por Frederico Varandas terá de obter financiamento de outra forma para evitar o incumprimento do reembolso da emissão anterior que já tinha sido adiado da data originalmente prevista, 25 de maio, para 26 de novembro, num montante de 30 milhões.

Sporting perto de evitar plano B

No cenário de falhanço da operação, o Sporting teria de procurar alternativas de financiamento (reestruturação de dívida e/ou entrada de novos accionistas) para cumprir o reembolso da emissão anterior. Ou até mesmo vender jogadores. Um cenário que parece estar afastado face à tendência de crescente subscrição das obrigações do Sporting à medida que se aproxima o prazo final da operação.

Ontem, a dois dias do fim do prazo de subscrição de obrigações da Sporting SAD 2018/2021, multiplicam-se as ações de promoção no universo sportinguista apelando a ajuda dos adeptos ao clube para financiar o clube em 30 milhões de euros. Um montante que serve para fazer face ao reembolso de um outro empréstimo de 30 milhões que vence na próxima segunda-feira, 26 de novembro.

Isto porque, o insucesso de empréstimo obrigacionista no Sporting pode obrigar à venda de jogadores, segundo o vice-presidente da SAD do Sporting avançou numa entrevista recente à RTP, num cenário que se materializará se a procura no empréstimo obrigacionista ficar abaixo dos 15 milhões de euros. Francisco Salgado Zenha, o responsável pela pasta financeira do Sporting, diz mesmo que a competitividade da equipa pode estar em causa.

Este responsável critica ainda o facto de “o Sporting não está a ter o apoio a nível de comunicação, nem de comercialização dos bancos colocadores, nomeadamente, dos três maiores bancos, que, tipicamente, comunicam e participam a operação e desta vez estão completamente passivos”.

Por causa disso, disse, o clube reforçou a comunicação da operação, tendo-se multiplicado os anúncios de publicidade na televisão, internet, rádio e outros meios a dar notoriedade ao empréstimo.

20 notáveis aderem à subscrição de obrigações do clube

Vinte ‘notáveis’ do Sporting, que já tinham apelado aos sócios e simpatizantes para aderirem à subscrição do empréstimo obrigacionista, anunciaram nesta terça-feira, 20 de novembro, em comunicado, o investimento neste produto financeiro lançado pelos leões. Os ex-presidentes do Sporting, José Roquete e Filipe Soares Franco, estão entre os notáveis que apelaram à compra de obrigações do clube e enumeram num manifesto as cinco razões que os levam a participar nesta emissão obrigacionista da SAD.

Sob o lema “o Sporting precisa de todos”, os notáveis explicam que esta subscrição permite o refinanciamento da dívida, nomeadamente o pagamento do anterior empréstimo, de 30 milhões, previsto para o dia 26, vital para a estabilidade do clube. E lembram que a operação tem uma taxa de juro atrativa (5,25%), 0,5 pontos percentuais acima da última emissão de um clube grande. Justificam ainda a confiança no investimento com os resultados positivos da SAD no último trimestre e as perspetivas de novos lucros no seguinte.
Por fim, realçam que o Sporting está no caminho certo para vencer, destacando a presença da equipa de futebol em todas as frentes e a forte aposta na estrutura, designadamente no “scouting” e na formação.

Os 20 notáveis que avançaram para a compra das obrigações da Sporting SAD 2018/2021 são os seguintes: José Roquette, Filipe Soares Franco, Tomás Froes, Francisco Soares dos Santos, João Viegas Soares, Paulo Paiva dos Santos, Agostinho Abade, Carlos Barbosa da Cruz, Paulo Abreu, Miguel Salema Garção, Tito Fontes, Nuno Fernandes Thomaz, Aureliano Neves, João Torres, Ernesto Ferreira da Silva, Júlio Rendeiro, General Vasco Rocha Vieira, Jaime Ayash, Filipe de Bottom e Rui Garção.

Também o capitão sportinguista, Nani, deu conta neste domingo, que já investiu no empréstimo obrigacionista do Sporting, num post publicado na rede social Twitter. Cédric Soares, que fez a sua formação em Alvalade e joga atualmente pelos ingleses dos Southampton, foi outro dos investidores, tendo partilhado dias antes uma mensagem naquela rede social a incentivar os adeptos leoninos a apostar em dívida do Sporting.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.