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Spotify entra em novos mercados e regista aumento de subscritores

Os assinantes premium, ou pagos, são responsáveis pela maior parte da receita da empresa, tendo sido verificado um aumento de 27% relativamente ao número destes assinantes para 144 milhões no terceiro trimestre face ao ano anterior.
29 Outubro 2020, 16h27

O serviço musical de streaming Spotify registou um aumento do número de subscritores inesperado no terceiro trimestre, enquanto expande o serviço para novos mercados mundiais, revela a “Reuters” após a apresentação de resultados da empresa.

A empresa verificou uma queda no número de subscritores pagos durante a pandemia, quando os utilizadores procuraram reduzir os seus gastos depois de serem afetados pela Covid-19. O serviço de streaming apontou que todas as regiões já recuperaram.

Atualmente, o Spotify conta com mais do dobro do número de assinantes do rival Apple Music. O streaming musical expandiu-se rapidamente na Europa e na Rússia, tendo ainda registado um boom de crescimento na Índia e no Médio Oriente logo após o lançamento no ano passado.

“Estamos à procura de acelerar muito mais o lançamento em mais mercados e com mais rapidez, com base no sucesso que tivemos na Rússia e na Índia”, disse Daniel Ek, CEO do Spotify, à “Reuters”. Ao todo, as horas somadas da música e de podcasts ultrapassaram as horas ouvidas antes da pandemia.

Os assinantes premium, ou pagos, são responsáveis pela maior parte da receita da empresa, tendo sido verificado um aumento de 27% relativamente ao número destes assinantes para 144 milhões no terceiro trimestre face ao ano anterior. Os analistas esperavam um crescimento para os 142,5 milhões de assinantes pagos.

Para o quatro trimestre de 2020, a empresa espera um total de assinantes pagos entre os 150 e 154 milhões, contra a perspetiva de 151,5 milhões de assinantes premium. Este aumento, de acordo com a empresa, deve-se à chegada “com sucesso” à Rússia, país onde a empresa se estreou no ano passado.

Também o negócio da publicidade da empresa voltou a aumentar depois de ter sido afetado pela pandemia no segundo trimestre do ano. Os executivos apontaram que no próximo trimestre se irá verificar um crescimento da publicidade.

O Spotify soma à data 1,9 milhões de podcasts, um aumento perante os 1,5 milhões do segundo trimestre, tendo sido impulsionado pelos podcasts “The Michelle Obama Podcast” e “Mama Knows Best”.

Os resultados do terceiro trimestre mostram ainda um aumento da receita em 14% para 1,98 mil milhões de euros, com os analistas a perspetivar receitas de dois mil milhões de euros, um valor bastante semelhante. Esta receita trimestral foi “ligeiramente melhor do que o esperado” pela empresa e pelos executivos.

Ainda assim, e de acordo com a “Reuters”, a empresa somou um prejuízo líquido de 101 milhões de euros, ou 0,58 euros por ação, contra um lucro de 241 milhões de euros, o mesmo de 0,36 euros por ação, no ano passado, tendo posteriormente beneficiado de ganhos. Mesmo com um resultado satisfatório, a empresa baixou as expectativas de receita para 2,2 mil milhões de euros para o fim do ano, estimando um abalo forte devido à pandemia.

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