[weglot_switcher]

TAP. Novo acordo com trabalhadores só depois do fim do plano de reestruturação, avisa CEO

“É impossível pensar que podemos reverter alguma coisa”, disse hoje a presidente da TAP sobre um novo acordo que atirou para 2025.
23 Agosto 2022, 10h34

A presidente executiva da TAP disse hoje que um novo acordo coletivo de trabalho com os trabalhadores da TAP só entrará em vigor depois do fim do plano de reestruturação.

“Assinámos com todos os sindicatos em 2021” um acordo que abrange todo o período de plano de reestruturação, disse hoje Christine Ourmières-Widener durante a conferência de imprensa de resultados trimestrais da empresa.

“É impossível pensar que podemos reverter alguma coisa… e depois explicar à Comissão Europeia que mudámos o nosso plano. O plano deve ser muito consistente”.

“Uma evolução positiva é negociar um futuro CLA [acordo coletivo de trabalho]. Vamos do acordo de emergência para novo CLA. Queremos planear o futuro para depois de 2025”, acrescentou. “Os cortes [salariais ]são difíceis para todos”.

A negociação de um novo acordo com os sindicatos é a “prioridade máxima” para a CEO: mas avisou que um novo CLA só entrará em vigor depois do plano de reestruturação.

A TAP anunciou hoje prejuízos de 202 milhões de euros no primeiro semestre face a período homólogo, abaixo dos 493 milhões registados em 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.