[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

Há discussão e votação na especialidade do projeto de lei do PAN que altera as regras de nomeação do governador do Banco de Portugal e dos membros do conselho de administração do supervisor bancário. O IGCP estará em audição na COF no âmbito do plano de atividades.
30 Setembro 2020, 07h30

O evento em destaque esta quarta-feira é a discussão e votação na especialidade do projeto de lei do PAN que altera as regras de nomeação do governador do Banco de Portugal e dos demais membros do conselho de administração do supervisor bancário.

Já o IGCP — Agência de Gestão e da Tesouraria e da Dívida Pública estará em audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) no âmbito do plano de atividades.

Ainda no parlamento, nota para a distribuição e nomeação de relator para os projetos-lei apresentados pelo Bloco de Esquerda e PCP para a renacionalização dos CTT.

No contexto europeu, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa na conferência “The ECB and its Watchers XXI“, em Frankurt. Horas mais tarde, Philip R. Lane vai prestar declarações como membro da comissão executiva do BCE. Os investidores e analistas costumam estar atentos a este tipo de intervenções porque podem sinalizar futuras decisões de política monetária e/ou alterações nas taxas de juro.

Outros eventos em foco

  • Portugal – Estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (9h30) e estimativas mensais de emprego e desemprego (11h00)
  • Reino Unido –  PIB do segundo trimestre (7h00)
  • Alemanha – Vendas a retalho em agosto (7h00) e variação sazonal no desemprego em setembro (9h55)
  • União Europeia – Estimativa rápida da inflação na zona euro (10h00)
  • Estados Unidos – PIB do segundo trimestre (13h30), vendas pendentes de casas em agosto e inventários de petróleo bruto (15h00)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.