[weglot_switcher]

Trump quer garantir “domínio do espaço” e avança com a ‘Guerra das Estrelas’

Donald Trump tinha falado no assunto em maio passado, mas o vice-presidente Mike Price disse, no Pentágono, que o projeto já está em andamento. Falta o Congresso aceitar financiar a aventura.
9 Agosto 2018, 19h04

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou esta quinta-feira a criação de uma força espacial militar cuja função será a de garantir que o país “domina o espaço”. É a concretização de uma proposta que o presidente norte-americano Donald Trump havia anunciado em maio – e uma ‘repescagem’ da célebre ‘guerra das estrelas’ do antigo presidente Ronald Reagan.

“Chegou a hora de escrever o próximo grande capítulo na história das nossas Forças Armadas, preparar o próximo campo de batalha para onde os melhores e mais corajosos americanos serão convocados, para dissuadir e derrotar uma nova geração de ameaças ao nosso povo e à nossa Nação”, disse Pence em um discurso em pleno Pentágono. “Chegou a hora de criar a Força Espacial dos Estados Unidos”, garantiu.

O vice-presidente disse que o projeto já está em andamento, e que prevê a criação do sexto ramo das Forças Armadas, juntamente com o Exército, a Força Aérea, a Marinha, o Corpo de Bombeiros e de fuzileiros navais e a Guarda Costeira, o que também fazia parte da proposta de maio do presidente dos Estados Unidos.

“Para defender os Estados Unidos, uma mera presença no espaço não é suficiente, devemos dominar o espaço”, que está atualmente sob a responsabilidade da Força Aérea dos Estados Unidos.

A criação de um novo ramo militar deve ser aprovada pelo Congresso, sendo que Pence indicou que o processo será feito por etapas, com o objetivo de ter o projeto no terreno (ou no espaço) em 2020.

O vice-presidente pediu ao Congresso que aprove um orçamento adicional de oito mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para financiar a aventura.

A proposta vai, portanto, muito além da Iniciativa de Defesa Estratégica iniciada pelo então presidente Ronald Reagan em 1983 e que foi popularmente conhecida como ‘Star Wars’. Esse programa pretendia apenas estabelecer um escudo defensivo contra um possível ataque soviético com mísseis estratégicos no âmbito da Guerra Fria.

A palavra está agora do lado do Congresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.