[weglot_switcher]

Um ‘come back’ que nada tem de cheiro a mofo

Não há verdades absolutas, mas há ‘verdades’ no mundo da moda que nos atiram, sem avisar, para regressos ao passado vestidos de presente.
4 Fevereiro 2024, 10h00

O que quer isto dizer? Que a moda é cíclica e vai recuperando visuais de outros tempos, dando-lhe um ‘twist’. Ou, se quiserem, praticando a arte da metamorfose enquanto assaltamos o guarda-vestidos da nossa avó preferida. Ou do avô, que a ideia é ir beber à estética de peças octogenárias.

A sério? Sim, a loucura já é visível por essa internet fora e em especial na rede TikTok – ‘what else’? Poderia ser um look de nicho, mas meio mundo está a surfar esta onda. E que look é este? Resumidamente, combina uma certa excentricidade retro, peças vintage e peças atuais. O que se pretende, obviamente, é ter estilo e não um ‘look’ com cheiro a mofo.

Há quem lhe chame a tendência ‘grandpacore’, que traz na bagagem a vontade de um look original e mais amigo do ambiente. Porquê? Porque ao usar peças de roupa de familiares – quem diz avós, diz tios, primos, ‘you name it’ –, feitas por si ou compradas em lojas de segunda mão, não só está a dar uma nova vida a peças de roupa que ficariam esquecidas (escondidas?) no fundo do armário, como contribui para reduzir o consumo de ‘fast fashion’.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.