[weglot_switcher]

União Europeia planeia utilizar mecanismo de compras das vacinas para os combustíveis

O primeiro-ministro, António Costa, referiu no final da reunião do conselho europeu que esta proposta foi feita à Comissão Europeia que estude a possibilidade de um mecanismo de compra conjunta para os combustíveis.
22 Outubro 2021, 16h55

A União Europeia (UE) está a ponderar a aplicação aos combustíveis um mecanismo idêntico ao que usou para a compra de vacinas contra a Covid-19. A informação foi dada pelo primeiro-ministro, António Costa, que participou esta sexta-feira, 22 de outubro, na reunião do Conselho Europeu em Bruxelas.

“O debate centrou-se sobretudo, nas medidas do ponto de vista estrutural e de médio prazo que devem ser tomadas ao nível da Comissão Europeia”, começou por dizer, em declarações aos jornalistas, esta tarde. “Em primeiro lugar, um convite para que a Comissão proceda ao estudo de duas questões importantes: uma, se há vantagens em podermos reproduzir na área dos combustíveis um mecanismo de compra conjunta que tão bons resultados deu no processo das vacinas”, afirmou António Costa.

O primeiro-ministro destacou o facto de Portugal já ter neste momento 60% da energia que consome como fonte em energias renováveis, o que permitirá que a eletricidade às famílias não aumente e pelo contrário tenha uma redução superior a 3% e que a taxa de ligação às redes pagas pelas indústrias tenha uma redução superior a 90%.

Outro dos apelos feitos à Comissão Europeia prendeu-se com a necessidade de diversificar as fontes de abastecimento de energia na Europa. “Como é sabido, 41% do gás consumido na Europa é fornecido pela Rússia. Foi feito um apelo à Comissão para que desenvolva contactos, tendo em vista a incrementar as relações comerciais com outros fornecedores, e designadamente a possibilidade de utilizar o Porto de Sines, para uma maior utilização do GNL de origem africana ou americana”, salientou António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.