[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra é líder nacional em número de pedidos de patentes

Na área de indústria, inovação e infra-estrutura a universidade obteve uma das melhores classificações, figurando no 41.º lugar numa lista que inclui 494 universidades de todo o mundo.
  • Edifício da Universidade de Coimbra
4 Junho 2020, 12h46

A Universidade de Coimbra ganhou papel de destaque no ranking da Times Higher Education Impact Rankings por submeter mais de 50 candidaturas anuais de patentes registadas nos últimos anos, fazendo da entidade a que mais registou pedidos de de invenções nacionais em Portugal.

Na tabela geral, a Universidade de Coimbra ocupa o 62.º lugar, mas é na área de indústria, inovação e infraestrutura que a universidade obteve uma das melhores classificações, figurando no 41.º lugar numa lista que inclui 494 universidades de todo o mundo.

Em causa está o projeto INOV C 2020 que promoveu a cooperação entre instituições de ensino superior, entidades de interface, incubadoras de empresas e parques de ciência e tecnologia da Região Centro, com o objectivo de consolidar a iniciativa Ecossistema de Inovação português. Este projeto nasceu em 2010, sob um financiamento de 45 mil euros e ajudou no desenvolvimento de projectos como a Aceleradora TECBIS do IPN, o Biocant II e III e o Parque Tecnológico de Óbidos.

O ranking da Times Higher Education Impact Rankings recorre a tabelas de desempenho global que avaliam as universidades em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Para tal são utilizados indicadores para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração. Os indicadores que avaliam o desempenho das universidades no campo da indústria, inovação e infraestrutura procuram aferir a capacidade que as instituições possuem para investir em investigação, indústria e inovação, o que se reflecte no número de patentes registadas e submetidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.