[weglot_switcher]

Vacinas mRNA com efetividade de até 78% na população com mais de 65 anos

De acordo com a especialista do INSA, verificou-se uma redução de 85% no número de hospitalizações na população com mais de 80 anos após a administração das vacinas contra a Covid-19.
  • Mário Cruz/Lusa
27 Julho 2021, 11h23

A especialista Ausenda Machado do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) afirmou esta terça-feira na reunião do Infarmed que a efetividade – capacidade de proteção – de uma dose das vacinas mRNA é de 37% entre os 65 e os 79 anos, diminuindo para os 35% para maiores de 80 anos.

Na sua apresentação, Ausenda Machado adiantou que com as duas doses das vacinas, num período mínimo de 14 dias, a efetividade aumenta consideravelmente para os 78% na população entre os 65 e os 79 anos e os 68% para os maiores de 80 anos.

Com a aplicação deste tipo de vacinas (Pfizer/BioNTech e Moderna), também os internamentos diminuem. De acordo com a especialista do INSA, verificou-se uma redução de 85% no número de hospitalizações na população com mais de 80 anos após a administração das vacinas contra a Covid-19.

De acordo com Ausenda Machado, uma dose da vacina é efetiva em 59,1% para a população entre os 65 e os 79 anos e de 62,5% para os maiores de 80 anos.

“É importante a manutenção de todas as medidas [de proteção] quer a nível individual quer a nível populacional”, disse a especialista do INSA, referindo-se ao período entre as duas tomas da vacina, uma vez que as inoculações oferecem “alguma proteção, mas não está no seu expoente máximo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.