[weglot_switcher]

Visa e Mastercard vão limitar taxas de cartões de crédito e débito nos Estados Unidos

As empresas de pagamentos chegaram a um acordo sobre as taxas dos cartões de crédito e débito para os comerciantes nos Estados Unidos, sendo que o valor do acordo ronda os 30 mil milhões de dólares.
27 Março 2024, 11h32

A Visa e a Mastercard chegaram a um acordo para limitar as taxas dos cartões de crédito e débito para os comerciantes nos Estados Unidos, com o valor a rondar os 30 mil milhões de dólares, segundo a ‘Reuters’.

O acordo anunciado na passada terça-feira é um dos maiores nos Estados Unidos está agora dependente de aprovação judicial. Este acordo vai fazer com que as empresas reduzam as taxas que os comerciantes lhes pagam sempre que um cliente faz um pagamento com cartões de crédito ou débito.

Há muito tempo que os comerciantes acusam as duas empresas de cobrarem taxas inflacionadas ou taxas de intercâmbio, quando os clientes usam cartão de crédito ou débito, e impede-os de aconselharem os clientes a optarem por um meio de pagamento mais barato.

As taxas dos cartões incluem taxas fixas mais uma percentagem do valor total da venda, em média cerca de 1,5% a 3,5% por transação.

As empresas concordaram numa redução de, pelo menos, quatro pontos base, 0,04%, das taxas de pagamento durante três anos e vão garantir uma taxa média de sete pontos base abaixo da média atual, durante cinco anos.

Também ficou acordado que as empresas iam limitar durante cinco anos as taxas e remover as disposições anti-dericionamento. Assim os comerciantes vão ter mais liberdade para oferecer descontos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.