[weglot_switcher]

Wall Street arranca semana em terreno positivo com Tesla em alta

A possibilidade de pagamento de dividendos da construtora automóvel de Elon Musk impulsionou o seu título a ganhos consideráveis, empurrando Nasdaq e restantes índices para território de ganhos.
28 Março 2022, 21h11

A bolsa norte-americana fechou a primeira sessão da semana no verde, impulsionada pela subida no Nasdaq e, sobretudo, na Tesla, que empurrou para cima os restantes índices.

O Dow Jones fechou a ganhar 0,27%, chegando aos 34.955,89 pontos, enquanto o S&P 500 avançou até aos 4.575,85, ou seja, 0,72%. O Nasdaq destacou-se, subindo 1,31% até aos 14.354,90 pontos.

A semana arrancou com notícias de que a Tesla pretenderá avançar em breve com um stock split, de forma a poder pagar dividendos aos seus investidores, o que impulsionou o título da construtora elétrica a ganhos de 8%. Isto acabou por contagiar outros títulos, sobretudo tecnológicos, colocando os principais nomes do sector no verde. Destaque para Amazon, que fechou a subir 2,3%, enquanto Netflix subiu 1,15% e Meta acelerou 0,52%.

Por outro lado, a perspetiva de subidas acentuadas das taxas de juro este ano têm colocado algumas dúvidas sobre o crescimento norte-americano este ano, com medos de recessão a surgirem entre os investidores. Isto castigou o mercado de dívida, com os títulos a cinco anos a superarem por alguns momentos os de 30 anos, e coloca sob pressão o sector bancário, apesar do que um aumento dos juros significa para as suas margens. Assim, JPMorgan Chase fechou a cair 0,8%, Morgan Stanley 1,13%, Goldman Sachs 0,66% e Citigroup 1,43%.

Também o sector energético acabou por ter uma má prestação durante a primeira sessão da semana, arrastado pela queda no preço do barril de petróleo, com a Chevron e ExxonMobil a caírem amabas mais de 3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.