[weglot_switcher]

Wall Street fecha no verde, mas acumula perda de 5% na semana

O presidente dos Estados Unidos, afirmou no Twitter que já assinou (promulgou) a lei, aprovada no Congresso na manhã desta sexta-feira, e que aumenta o limite orçamental em 300 mil milhões de dólares, para os próximos dois anos.
  • Kai Pfaffenbach/Reuters
9 Fevereiro 2018, 21h34

Os principais índices de Wall Street fecharam em alta. O Dow Jones valorizou 1,38% para 24.190,9 pontos; o S&P 500 ganhou 1,63% para 2.623 pontos e o Nasdaq subiu 1,44% para 6.874,5 pontos. No entanto os três grandes índices desceram cerca de 5% em apenas cinco sessões.

As empresas de transporte FedEx (-1,65%) e UPS (-2,64%) caem no mercado de ações após o anúncio da entrada da Amazon na distribuição a particulares. O serviço será chamado de ‘Shipping with Amazon’ e começará inicialmente em Los Angeles.

Em alta as ações do Twitter ganharam 4,41%; a Nike valorizou 4,80%; e a financeira American Express subiu 3,83%.

Por outro lado, hoje soube-se que o fabricante de chips Qualcomm rejeitou a oferta de compra melhorada, lançada pelo seu rival, Broadcom, no valor de 121.000 milhões de dólares.

A notícia mais emblemática de hoje foi o Congresso dos EUA ter aprovado orçamento para pôr fim ao ‘shutdown’

O Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje um acordo orçamental para pôr fim à segunda paralisação de serviços da administração (‘shutdown’) em três semanas, em vigor desde a meia-noite. A câmara baixa do Congresso adotou o acordo  com 240 votos a favor e 186 contra.

O texto, aprovado no Senado às primeiras horas da madrugada, prolonga até 23 de março o financiamento da administração federal.

O acordo orçamental, de 400 mil milhões de dólares (326,6 mil milhões de euros), tinha de ser promulgado pelo Presidente, Donald Trump.

Mas o presidente dos Estados Unidos, afirmou no Twitter que já assinou (promulgou) a lei, aprovada no Congresso na manhã desta sexta-feira, e que aumenta o limite orçamental em 300 mil milhões de dólares para os próximos dois anos e prorroga até 23 de março o financiamento do governo federal. Esse aumento será principalmente destinado a financiar programas de Defesa, embora uma percentagem mais pequena também seja destinada a despesas sociais.

Noutros mercados, os futuros de petróleo continuam em queda. O crude West Texas cai 3,22% fixando-se o preço abaixo dos 60 dólares o barris (59,18 dólares). Por seu lado, o petróleo Brent (referência na Europa) perde 3,16% para 62,76 dólares por barril .

A produção nacional de petróleo norte-americano atingiu os 10,25 milhões de barris por dia (bpd) na última semana, de acordo com a US Energy Information Administration (EIA). Essa força de abastecimento nos EUA está a compensar a queda na produção noutros países.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.