A Câmara do Funchal destacou os investimentos de 38 milhões de euros para melhorar a eficiência das redes de águas e também em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
Para as ETAR estão a ser mobilizados quase 22 milhões de euros, uma parte alocada para a nova ETAR no Lazareto e outra parte para a Estação Elevatória dos Socorridos.
“Estes investimentos permitem melhorar a qualidade de tratamento das águas residuais e garantir a quase totalidade da cobertura de saneamento básico no concelho”, salienta a autarquia do Funchal.
O município sublinha também que o índice de água seguro atinge um valor superior a 99%, “o que a coloca num nível de excelência, o que significa que beber água da torneira é uma opção segura, saudável e sustentável, isto económica e ambientalmente”.
Já para a melhoria da eficiência das redes de águas estão alocados mais de 16 milhões de euros, que têm como objetivo, refere a autarquia, “providenciar um melhor serviço aos munícipes e de combater os insustentáveis níveis de perda de água”.
O município refere que através desta estratégia já foi possível “baixar as perdas em mais de três milhões de metros cúbicos, o que representa uma redução superior a 15% do volume de perdas”.
A autarquia destaca também o novo modelo da fatura da água referindo que este “é mais um passo” no sentido de aproximar o município do munícipe, disponibilizando um serviço com “maior transparência e simplicidade”.
O município diz que as faturas dos serviços de distribuição de água têm de cumprir uma série de requisitos legais que as tornam “difíceis de interpretar para os cidadãos”, de modo que a autarquia ao longo dos tempos tem trabalho no sentido de “reavaliar a composição visual da fatura da água, no sentido de torna-la mais simples e mais clara”.
“A fatura passou a ser disponibilizada em duas páginas (frente e verso). Na primeira página, apresentam-se as informações essenciais para o munícipe: quanto paga, o que está a pagar, até quando pode pagar e como pode pagar. Esta informação passa a estar disponível de forma mais legível e transparente. No verso da fatura, disponibiliza-se a restante informação legalmente obrigatória, nomeadamente dados da instalação, o estado da faturação com indicação de pagamentos em atraso, descrição pormenorizada da faturação, outras informações legais e institucionais”, acrescenta a autarquia do Funchal.
A isto acresce a disponibilização de vários serviços on-line, “com vista a facilitar o acesso dos munícipes aos serviços municipais” que permitem por exemplo: a celebração e cancelamento de contratos de água, a adesão ao débito direto e fatura eletrónica, a alteração do mail da fatura eletrónica, a consulta de faturas e referências multibanco, a comunicação de leituras via portal cmfonline.pt.
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