Um tema nunca se esgota nas palavras que o sustentam. É o que se pode dizer sobre o tema escolhido para o Dia Internacional dos Museus deste ano, que se celebra a 18 de maio: “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.
O Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus, desde 2020, sendo que na edição deste ano se coloca o foco na Saúde e Bem-Estar Globais, a Ação Climática e a Vida na Terra. Objetivo? Chamar a atenção para a importância de manter uma vida saudável em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social; de tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos; e de proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, para evitar a perda da biodiversidade.
Mais de 400 atividades, na maior parte de acesso gratuito, vão assinalar o Dia Internacional dos Museus um pouco por todo o país. Deixamos sete sugestões, todas de entrada livre e algumas com inscrição prévia, em diversas geografias nacionais, mas encontra aqui informação detalhada sobre todas as atividades promovidas pelas instituições envolvidas neste evento.
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa | 21h30
Visita orientada à exposição “Os Nikia? do Nikias”, com as curadoras Maria de Aires Silveira & Helena Skapinakis. A surpresa da exposição não residirá nas obras em si, visto que a maior parte foi incluída nas antologias realizadas em diversos museus nacionais e/ou está reproduzida em livros dedicados ao pintor. A surpresa residirá, sim, na seleção particular de obras que vamos encontrar e que, de acordo com critérios muito próprios, Nikias escolheu para integrarem o seu espaço privado.
Museu do Pico, Lajes do Pico, Açores | 21h30
“Quantas vozes tem um Museu?”, eis uma viagem especial pelas exposições do Museu dos Baleeiros, acompanhada pelo grupo “As vozes do JarDim”, um projeto musical desenvolvido por Jean-Daniel Senesi. Com este projeto, Jean-Daniel procura estimular a criatividade artística e desenvolver o gosto pela música erudita, dando voz a esta aventura musical.
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora | 10h30
Em Pavia, na capela-mor da matriz tardo-gótica dedicada a S. Paulo, encontra-se uma pintura retabular de Francisco João, importante pintor alentejano do séc. XVI. A esta obra, de iconografia rara no país, responde uma outra da fase final da vida do pintor proveniente do Mosteiro de São Bento de Cástris e hoje à guarda do MNFMC, a Adoração dos Pastores.
MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira | 09h30 – 12h00
Uma manhã no museu para proporcionar aos participantes mais pequeninos um conjunto de experiências a partir da exposição “Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro”. As escolas são o público alvo desta iniciativa, que requer inscrição prévia (mais informações, contactar 291820900).
Museu dos Transportes e Comunicações, Porto | 15h00-19h00
“Os bosques que somos”, uma exposição fotográfica que reúne trabalhos de António Campos e Matos, sobre o Parque Nacional da Peneda Gerês e os bosques que protegeram as aldeias desaparecidas. Visita dirigida ao público em geral.
Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha | 18h00 e 20h00
Visitas orientadas para o público adulto e atividade dirigida a crianças, maiores de 6 anos e pré-adolescentes: “Detetive Bordaliano”. Uma oportunidade para explorar a Rota Bordaliana da cidade, que serve de ponto de partida para esta iniciativa. Inscrições e informações: mceramica@drcc.gov.pt
Museu da Chapelaria, Vila Nova de Famalicão | 10h00-16h30
O Museu da Chapelaria junta-se a esta celebração com visitas guiadas gratuitas, com o objetivo de mostrar que os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades, dando a conhecer o papel desta indústria na região. As visitas têm entrada gratuita. Inscrições via email: museuchapelaria@cm-sjm.pt | 256 200 206
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para o facto de “os museus serem um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento das culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com