[weglot_switcher]

Comissão Europeia fecha acordo com farmacêuticas para aquisição de vacinas contra a próxima pandemia

Neste acordo entre a Comissão Europeia e as farmacêuticas estão incluídas a Pfizer, a Reig Jofre, Laboratorios Hipra SA, Bilthoven Biologicals B.V.
30 Junho 2023, 13h11

A Comissão Europeia fechou um acordo com várias farmacêuticas, entre as quais a Pfizer, que prevê que estas empresas reservem até 325 milhões de vacinas, por ano, numa situação de futura emergência global, avança a “Reuters“.

A mesma publicação refere que o acordo não está ligado aos entendimentos que já foram alcançados no âmbito da Covid-19, com várias empresas do sector.

Para além da Pfizer estarão incluídas no acordo a Reig Jofre, Laboratorios Hipra SA, Bilthoven Biologicals B.V., diz a “Reuters”.

A Comissão Europeia salientou a importância, tendo em conta o sucedido na pandemia da Covid-19, de a Europa estar melhorar preparada em cenários de emergências na saúde, refere a “Reuters”.

Este acordo, explica a “Reuters”, prevê que as empresas estejam preparadas para responder a uma crise, com instalações atualizadas, com monitorização das suas cadeias de produção e respetivos stocks, de modo a estarem em posição de iniciar a produção [de vacinas] o mais rapidamente possível numa situação de emergência.

A “Reuters” acrescenta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou que os Governos, e a indústria, reservem 20% de quaisquer testes, vacinas ou tratamentos, pra serem distribuídos, pela OMS, a países mais pobres, de modo a evitar o que aconteceu durante a pandemia da Covid-19.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.