Já está inaugurado o Observatório e Parque de Astronomia do Funchal, localizado no Parque Ecológico do Funchal, num investimento que chega aos 95 mil euros.
Este investimento foi realizado no âmbito do orçamento participativo do Funchal.
O presidente do executivo municipal, Pedro Calado, salientou a dinâmica de ação da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira, sublinhando que este projeto começou a ser abordado quando era vice-presidente do Governo Regional da Madeira, mas acabou materializado através do Orçamento Participativo de 2020.
A autarquia salienta que este Observatório vem colmatar na área científico-cultural da Madeira, tendo em conta que a Madeira era a única região do país sem este tipo de estrutura.
O município do Funchal sublinha que o Observatório fica a cerca de 15 metros da Casa do Areeiro, e beneficia de uma nova cúpula com quatro metros de diâmetro e robotizada, possuindo um telescópio que permite o acompanhamento de cometas e asteroides.
“Numa estrutura anexa à casa fica outro espaço dedicado à observação Astronómica direcionado para todo o público em geral, jovens alunos das escolas do Funchal, Universidade da Madeira, para além de grupos de turistas”, refere a autarquia.
Pedro Calado diz que o investimento realizado no Observatório vai permitir “abrir portas” a uma comunidade científica internacional, colocando a Madeira numa “rota de investigação capaz de fazer trabalhos, quer dos chamados papers científicos que a nível universitário são bem qualificados e interessantes para desenvolver a atividade, mas também para uma comunidade educativa”.
O presidente da Câmara do Funchal mostrou-se disponível a novos investimentos para dar continuidade ao trabalho de investigação nesta área.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com