O excedente em conta corrente da zona euro subiu para os 35,8 mil milhões de euros em junho devido ao aumento das exportações de bens e à redução das importações, informou esta terça-feira o Banco Central Europeu (BCE).
Em termos de dados ajustados, os 20 países do euro registaram um excedente de 36 mil milhões de euros, quando em maio tinha sido de apenas 8 mil milhões de euros, ao passo que as estatísticas não ajustadas revelam que houve um excedente de 37 mil milhões de euros, após um défice de 12,5 mil milhões de euros no quinto mês do ano.
As contas positivas foram verificadas nos bens (39 mil milhões de euros), serviços (8 mil milhões de euros) e rendimento primário (4 mil milhões de euros), que acabaram por ser compensadas por um défice no rendimento secundário (15 mil milhões de euros)
No conjunto dos doze meses até junho, registou-se um défice de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja 9 mil milhões de euros. No ano passado, entre esses meses, a conta corrente dos países da moeda única tinham registado um excedente de 1% (123 milhões de euros).
“Em investimento direto, os residentes na zona euro fizeram desinvestimentos líquidos de 153 mil milhões de euros em ativos não pertencentes à zona euro nos doze meses até junho de 2023, após investimentos líquidos de 305 mil milhões de euros um ano”, refere o BCE.
Já os não residentes “desinvestiram 213 mil milhões de euros em termos líquidos de ativos da zona euro nos doze meses até junho de 2023, após desinvestimentos líquidos de 124 mil milhões de euros um ano antes”, lê-se no relatório da instituição liderada por Christine Lagarde.
How did euro area current account balance evolve in June? How does it compare with the same month a year earlier? Find out more in the press release https://t.co/4BCVaaHmIT pic.twitter.com/1tNk20rTWj
— European Central Bank (@ecb) August 22, 2023
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com