[weglot_switcher]

Grupo SATA responsável por 65% do movimento de passageiros no Aeroporto de Ponta Delgada

O Grupo SATA acrescenta que a Sata Air Açores e a Azores Airlines foram responsáveis por 78% dos movimentos registados no Aeroporto de Ponta Delgada, entre abril e junho.
25 Agosto 2023, 14h32

As companhias aéreas do Grupo SATA (Sata Air Açores e Azores Airlines) foram responsáveis por 65% do movimento de passageiros no Aeroporto de Ponta Delgada, entre abril e junho, de acordo com os dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Greves na SATA Air Açores agendadas para o final do mês

O grupo de aviação diz também que as duas companhias aéreas foram responsáveis por 78% dos movimentos registados no Aeroporto de Ponta Delgada, entre abril e junho.

Trata-se de uma subida de 5% face ao período homólogo, afirma o grupo de aviação.

“A SATA Air Açores lidera a tabela das companhias aéreas que mais movimentos registaram entre abril e junho, com 52% do total dos movimentos registados, versus 49% registado no mesmo período de 2022. Já a Azores Airlines, companhia aérea que assegura as ligações entre o Arquipélago dos Açores e o exterior, foi responsável por 26% dos movimentos, bastante acima dos 9% registados pela terceira operadora com mais movimentos registados naquele aeroporto”, refere o grupo de aviação.

Já no que diz respeito aos passageiros transportados a Azores Airlines “lidera a tabela com o transporte de 39% do tráfego e a SATA Air Açores fica em segundo lugar com 26% do tráfego registado, valores superiores aos verificados no mesmo período pré-pandemia, de 35% e 24%”.

O grupo refere que estas mesmas companhias aéreas foram “as principais responsáveis pela maior variação homóloga registada no número de passageiros transportados no segundo trimestre de 2023, no Aeroporto de Ponta Delgada (+22,8% face ao segundo trimestre de 2022), quando comparado com o TOP 5 dos aeroportos nacionais”.

O grupo de aviação sublinha que as duas companhias aéreas já superaram a marca de um milhão de passageiros transportados em 2023, atingindo o objetivo dois meses mais cedo face ao ano anterior.

“A evolução representou um crescimento de 34% no número de passageiros transportados, face ao período homólogo”, refere o grupo empresarial.

“Durante a época de verão IATA 2023 (compreendida entre 28 de março e 28 de outubro) a companhia aérea SATA Air Açores tem previsto operar cerca de 13.300 voos (+5% quando comparado com o mesmo período de 2022) e a Azores Airlines tem previsto operar cerca de 6.300 voos (+12% quando comparado com o mesmo período de 2022)”, acrescenta o Grupo SATA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.