O nosso sentimento é que “há de facto uma grande insegurança nas medidas a tomar e do efeito das mesmas no mercado de arrendamento”. O alerta é dado por Ricardo Sousa, CEO da Century21 Portugal, em declarações ao Jornal Económico (JE) sobre os mais recentes dados sobre o arrendamento no país. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que no segundo trimestre de 2023 o número de novos contratos a registar uma descida de 1,2% (21.005 novos contratos) face ao segundo trimestre do ano passado.
“Precisamos de medidas mais cirúrgicas para ajudar quem tem de ser ajudado e criar condições para que o mercado funcione sobretudo no lado da oferta nas zonas metropolitanas e urbanas que mais necessitam dessa oferta”, refere o CEO.
Segundo o INE, a renda mediana dos contratos de arrendamento em Portugal atingiu os 7,27 euros por metro quadrado no segundo trimestre deste ano, valor que representa um crescimento homólogo de 11%. Face aos três primeiros meses do ano, a renda mediana do segundo trimestre aumentou 7,7%.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com