[weglot_switcher]

Bank Millennium estima provisões de 143 milhões no 4º trimestre por conta dos créditos em francos suíços

“O Conselho de Administração do Bank Millennium informa que o nível estimado de provisões para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários cambiais originados pelo banco no 4º trimestre de 2023 ascende a 620 milhões de zlotys (143,1 milhões de euros)”, revela o BCP.
8 Janeiro 2024, 18h40

O Banco Comercial Português (BCP) informou o mercado sobre a estimativa de provisões no 4º trimestre para riscos legais relacionados com a carteira de empréstimos hipotecários em francos suíços do Bank Millennium.

Em comunicado, o banco diz que “o Conselho de Administração do Bank Millennium informa que o nível estimado de provisões para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários cambiais originados pelo banco no 4º trimestre de 2023 ascende a 620 milhões de zlotys (143,1 milhões de euros)”.

“Além disso, estima-se que sejam criadas provisões no valor de 82 milhões de zlotys (18,9 milhões de euros), sem impacto nos resultados, contra o risco jurídico relacionado com a carteira de empréstimos originada pelo antigo Euro Bank”, avança o banco polaco detido em 50,1% pelo BCP.

Assumindo esta estimativa de provisões e “nenhum outro evento inesperado”, e tendo em consideração a continuação de resultados positivos da atividade principal, o Conselho de Administração espera que o banco polaco do BCP registe um resultado líquido positivo no 4º trimestre de 2023.

“O valor final das provisões para riscos legais no 4º trimestre de 2023 e os resultados serão divulgados nas demonstrações financeiras de 2023 a serem anunciadas em 28 de fevereiro de 2024. Os resultados consolidados preliminares não auditados para 2023 serão anunciados no relatório a ser divulgado a 30 de janeiro”, lê-se no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.