[weglot_switcher]

Bolsas de Doutoramento CUF promovem investigação em áreas desafiantes da saúde

A CUF atribui esta quinta-feira à tarde no Hospital CUF Tejo, cinco Bolsas de Doutoramento em Medicina, no valor de 100 mil euros e três bolsas de Doutoramento em Enfermagem e Técnicos, no valor de 30 mil euros. As Bolsas de Doutoramento em Medicina da CUF celebram 10 anos.
16 Janeiro 2025, 13h47

A CUF entrega esta quinta-feira, pelas 17h00, as Bolsas de Doutoramento em Medicina da CUF  2024 e as Bolsas de Doutoramento em Enfermagem e Técnicos CUF 2024. São premiados cinco projetos de investigação de médicos da CUF, num total de 100 mil euros, dois projetos de investigação de enfermeiros CUF e um projeto de investigação de um Técnico Superior de Segurança no Trabalho CUF, num total de 30 mil euros.

“A investigação é uma prioridade estratégica para a CUF, com o objetivo de desenvolver e aplicar melhores práticas clínicas ao serviço das pessoas”, afirma Rui Diniz, presidente da Comissão Executiva da CUF,  avançando que “as Bolsas de Doutoramento CUF fazem parte de um conjunto de iniciativas que a CUF promove para valorizar a investigação aplicada à prática clínica. O objetivo é incentivar os profissionais de saúde a participarem ativamente no desenvolvimento da medicina, em cooperação com instituições de ensino de referência no nosso país.”

Criadas em 2014, as Bolsas de Doutoramento em Medicina CUF têm apoiado projetos de investigação de médicos da CUF, contribuindo para ampliar o conhecimento e a compreensão em áreas de grande preocupação para a saúde pública, como sejam as doenças cardíacas – a principal causa de morte no mundo –, o cancro da pele – um dos mais frequentes em Portugal – e a asma, uma das doenças crónicas mais prevalentes entre as crianças a nível global.

O programa de Bolsas de Doutoramento em Medicina CUF atribuiu um total de 780 mil euros a projetos de investigação científica de 39 médicos da rede CUF. Estes médicos representando 19 especialidades, beneficiaram de um apoio individual de 20 mil euros cada, totalizando 780 mil euros concedidos ao longo dos 10 anos de existência das Bolsas de Doutoramento em Medicina CUF.

Os premiados

  • Carlos José Lopes, pneumologista no Hospital CUF Descobertas e doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, distinguido pelo seu projeto na área das doenças respiratórias crónicas.
  • Sara Todo Bom Costa, pediatra no Hospital CUF Descobertas e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que investiga sobre lesão renal aguda neonatal.
  • Telma Chantal Sequeira, pneumologista no Hospital CUF Tejo e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, premiada pelo seu projeto de investigação na área do cancro do pulmão.
  • Ana Luísa Leite, pediatra na Clínica CUF São João da Madeira e doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que investiga sobre a puberdade.
  • Bernardo Nunes, ortopedista no Hospital CUF Trindade e doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que está a produzir investigação relacionada com a reparação artroscópica da coifa dos rotadores.
  • Susana Gregório, enfermeira no Hospital CUF Porto e doutoranda no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, recebe uma das bolsas para a sua investigação sobre liderança para a mudança organizacional.
  • Helena Figueiredo, enfermeira no Hospital CUF Viseu e doutoranda na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, desenvolve a sua investigação na área da diabetes.
  • Emílio Machado, Técnico Superior de Segurança no Trabalho e doutorando na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, recebe uma das bolsas para uma investigação em contexto hospitalar sobre a prevenção de acidentes de trabalho.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.