[weglot_switcher]

Finsolutia fecha acordo com bancos em Espanha para apoio no crédito

A Finsolutia lançou uma plataforma “habic” para intermediários de crédito depois de ter já no mercado a “4Sight”, que permite aos bancos automatizarem e simplificarem processos de concessão e gestão de créditos hipotecários.
3 Maio 2025, 18h00

A Finsolutia nasceu como empresa que presta serviços de gestão de carteiras de créditos e de imobiliário (servicer), mas está a redefinir a estratégia de posicionamento e lançou uma plataforma tecnológica para os intermediários de crédito, a que chamou habic. Esta plataforma tecnológica (software) serve para capacitar os intermediários de crédito para fazerem o procurement da oferta disponível do crédito à habitação nos bancos com quem estão vinculados e fazerem o devido acompanhamento do processo.

“O que damos aos intermediários de crédito é a possibilidade de fazerem simulações de crédito de vários bancos numa única plataforma tecnológica”, explica ao Jornal Económico, Nuno Espírito Santo, Founder e CEO da Finsolutia. “No habic estamos a falar só de procurement e da gestão dos fluxos, e não na contratação de crédito”, explica, acrescentando que “hoje, 30% dos intermediários de crédito já utilizam a nossa plataforma “.

O gestor defende que os bancos não podem estar à espera de só dar crédito a clientes. Têm de captar os ‘não clientes’ e aí entram os intermediários de crédito. “Em Portugal cerca de 70% do crédito à habitação vêm através de intermediários de crédito. Nos países anglo-saxónicos o normal é cerca de 80% a 90%. Os intermediários de crédito vieram para ficar”, refere.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.