[weglot_switcher]

Greenvolt vende portefólio eólico na Polónia à ENEA por mais de 83 milhões

Ao todo são quatro os parques eólicos que a Greenvolt Power negociou com a Nowa Energia, do universo Enea, que é um dos maiores fornecedores de eletricidade da Polónia e opera em toda a cadeia de abastecimento, desde a geração até à distribuição de energia.
DCIM100MEDIADJI_0304.JPG
27 Maio 2025, 18h57

A Greenvolt Power, parte do Grupo Greenvolt e um dos principais promotores de projetos de energia eólica, anunciou a venda de um portefólio de quatro parques eólicos localizados na Polónia, com uma capacidade de produção instalada de 33,2 MW, à Enea Nowa Energia por 83,3 milhões de euros.

O parque de Skibno, que já está em operação, possui uma capacidade instalada de 10 MW. Os restantes três projetos, que estão em fase de construção, utilizam turbinas Vestas V110 e têm datas de entrada em operação previstas para 2026. Estes incluem o parque Zaklików, com 10 MW, o parque Nowe Miasto Lubawskie, com 6,6 MW, e o parque Jabłonowo Pomorskie, também com 6,6 MW.

A Enea Nowa Energia, parte do Grupo Enea, é um dos maiores fornecedores de eletricidade da Polónia e opera em toda a cadeia de abastecimento, desde a geração até à distribuição de energia.

Em comunicado, a energética sublinha que esta venda confirma a capacidade da Greenvolt de executar e entregar ativos de energia de grande escala, além de valorizar e vender projetos em diferentes fases de implementação. Recorde-se que no mês passado, a empresa já havia anunciado a conclusão de duas transações na Polónia, que totalizaram 250 milhões de euros.

O Grupo Enea tem planos de investir cerca de 25 mil milhões de euros até 2035, com a maioria deste montante a ser direcionada para o desenvolvimento de fontes de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e modernização das redes de distribuição.

Com um portfólio de 13,2 GW em 18 países, a Greenvolt Power destaca-se no segmento de projetos de grande escala, evidenciando a sua estratégia de rotação de ativos, que visa alienar 70–80% dos mesmos nas fases de Ready to Build (RtB) ou Commercial Operation Date (COD).

Na Polónia, a empresa possui um portfólio significativo, incluindo 731 MW de energia eólica e 1.878 MW de energia solar.

Além disso, em 2024, a Greenvolt Next Polska será lançada para focar na implementação de soluções de energia renovável descentralizada no mercado empresarial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.