Em junho de 2025, o mercado de tratores agrícolas novos em Portugal registou uma diminuição de 17,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com um total de 404 unidades matriculadas.
No acumulado de janeiro a junho de 2025, foram matriculados 2.251 tratores, o que representa uma queda de 29,4% comparativamente ao período homólogo de 2024.
Analisando por segmentos, os tratores convencionais sofreram uma queda acentuada de 38,9%, enquanto os tratores especiais registaram um crescimento de 28,4%. Os tratores compactos também apresentaram uma ligeira diminuição de 9%.
Por outro lado, o mercado de reboques agrícolas novos teve um desempenho positivo, com um crescimento homólogo de 15,4% em junho, totalizando 136 unidades matriculadas. No acumulado de janeiro a junho de 2025, houve um aumento de 21,6%, com 849 reboques matriculados.
No que diz respeito aos quadriciclos e empilhadores telescópicos, homologados como veículos agrícolas, o mercado registou um crescimento de 11,7% em junho, com 295 unidades matriculadas. No acumulado do ano, foram matriculadas 1.473 unidades, correspondendo a um crescimento de 10,8%.
Em resumo, enquanto o mercado de tratores agrícolas enfrenta uma significativa queda, os reboques e os quadriciclos mostram um desempenho crescente em 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com