[weglot_switcher]

Estados Unidos estabelecem parceria entre a Guarda Nacional do Illinois e as Forças Armadas Portuguesas

“Estamos incrivelmente orgulhosos do papel que a Guarda Nacional de Illinois desempenhou na cooperação na área de segurança pelo mundo fora. Esta nova parceria com Portugal oferece uma extensão desse alcance global, bem como novas oportunidades para o Estado do Illinois”, disse o Governador de Illinois, JB Pritzker.
Reuters
21 Julho 2025, 13h45

O National Guard Bureau e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) anunciaram a criação de um Programa de Parceria Estadual (SPP) entre a Guarda Nacional de Illinois e as Forças Armadas Portuguesas.

“Estamos incrivelmente orgulhosos do papel que a Guarda Nacional de Illinois desempenhou na cooperação na área de segurança pelo mundo fora. Esta nova parceria com Portugal oferece uma extensão desse alcance global, bem como novas oportunidades para o Estado do Illinois”, disse o Governador de Illinois, JB Pritzker.

“Planeamos aproveitar a nossa vasta experiência com o programa SPP para ajudar a aumentar a cooperação de segurança com os nossos novos parceiros em Portugal. Há uma infinitude de áreas existentes onde as forças armadas de ambas as nações agora trabalharão juntas para aumentar os nossos níveis partilhados de interoperabilidade, capacidade de implantação global, capacidade de projeção de combate e capacidade organizacional civil e militar”, disse o Major General Rodney Boyd, Adjunto Geral de Illinois e Comandante da Guarda Nacional de Illinois, que salientou que a Guarda Nacional de Illinois partilha uma parceria SPP de 32 anos com o exército polaco, considerada uma referência entre as parcerias estaduais.

O Ministério da Defesa de Portugal referiu que a cooperação com os Estados Unidos é de “longa data, credível e forte”, acrescentando que estão “muito honrados em estabelecer esta parceria entre a Guarda Nacional de Illinois e as Forças Armadas Portuguesas. Estamos comprometidos em aprofundar ainda mais a nossa relação duradoura”.

O Governador Pritzker reforçou que o Illinois é a “escolha clara” para esta nova parceria com Portugal, salientando que aí vivem aproximadamente 12 mil luso-americanos, incluindo mais de 13% da população de Sammons Point no Condado de Kankakee.

São ainda salientados outros laços que unem Portugal aos Estados Unidos. Desde os Pais Fundadores norte-americanos terem assinado a Declaração de Independência com vinho Madeira, e setenta anos depois, um grupo de imigrantes portugueses que enfrentou perseguição religiosa ter partido da Madeira para o Condado de Morgan, se terem tornado os primeiros imigrantes portugueses a se estabelecerem em permanência no Illinois. Atualmente a maior percentagem de população com ascendência portuguesa encontra-se no Condado de Cook.

“As potenciais áreas de cooperação entre Portugal e a Guarda Nacional de Illinois através da parceria SPP incluem: Melhorar as capacidades mútuas de cibersegurança para enfrentar ameaças nacionais e regionais e aumentar a coordenação interagências; Apoiar a resposta a crises e a preparação para desastres; Aproveitar forças complementares em agricultura, infraestrutura e a academia; Conduzir iniciativas conjuntas de investigação ambiental em gestão de solos e uso de água; Desenvolver capacidades operacionais espaciais”, salientou a embaixada norte-americana.

O Programa de Parceria Estadual do National Guard Bureau dos Estados Unidos inclui 110 parcerias com 119 nações em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.