[weglot_switcher]

SIBS compra polaca ITCARD e passa a gerir mais de 20 mil terminais ATM

O grupo que detém a rede Multibanco gere agora mais de 20 mil terminais ATM, 827 mil terminais POS e 35 milhões de cartões, fazendo subir para 17 mil milhões o número de transações processadas globalmente por ano.
10 Setembro 2025, 15h22

A SIBS anunciou a compra da empresa de outsourcing de pagamentos digitais ITCARD, consolidando a sua presença no mercado polaco, no qual está presente desde 2008.

O grupo que detém a rede Multibanco passa, assim, a gerir mais de 20 mil terminais ATM, 827 mil terminais POS e em torno de 35 milhões de cartões, fazendo subir para 17 mil milhões o número anual de transações processadas globalmente.

“A SIBS adicionará a sua vasta experiência ao longo de toda a cadeia de valor de pagamentos, incluindo processamento de ATMs e POS, soluções de comércio eletrónico e emissão e gestão de cartões”, refere a empresa em comunicado, acrescentando que o negócio irá permitir reforçar “ainda mais a capacidade da empresa de oferecer soluções de comércio digital omnicanal às instituições financeiras e aos comerciantes na Polónia”.

A SIBS começou as suas operações na Polónia em 2008, onde começou a gerir redes de ATM, processar transações e prestar serviços de antifraude. Dez anos mais tarde, adquiriu a Paytel, tendo ainda comprado a polaca Kar-tel em 2023. Também na região da Europa Central e de Leste (CEE), a SIBS adquiriu, em 2020, a romena Romcard.

“Oferecer valor aos clientes e consolidar-se como líder no mercado da CEE é estratégico para o grupo, algo refletido na performance operacional da SIBS na Polónia nos últimos anos: desde 2018, o volume de negócios da Paytel cresceu quase cinco vezes, enquanto expandia a oferta local de soluções digitais inovadoras, reforçando a sua presença em pagamentos online e serviços de ATM”, revela o grupo português na mesma nota de imprensa.

A ITCARD, agora integrada na SIBS, foi criada em 2010 como prestadora de serviços integrados de pagamentos digitais numa plataforma dedicada, sob os modelos de outsourcing e white-label.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.