[weglot_switcher]

Tribunal de Contas Europeu reconduz Tony Murphy como Presidente

Tony Murphy, de nacionalidade irlandesa, tornou-se membro do Tribunal de Contas Europeu em 2018, tendo sido eleito Presidente no final de 2022. Portugal é representado na instituição pelo antigo ministro das Finanças João Leão.
Tony MURPHY
11 Setembro 2025, 10h58

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) reelegeu, esta quinta-feira, Tony Murphy como Presidente, que vê o seu mandato ser prolongado por mais três anos. 

Nomeado para a instituição sediada no Luxemburgo em outubro de 2022, o antigo auditor principal do Tribunal de Contas irlandês inicia o novo mandato no próximo dia 1 de outubro.

A eleição do Presidente é feita pelos membros do TCE entre si, desempenhando a função de “primeiro entre iguais” durante três anos, sendo renovável.

Tony Murphy tornou-se membro do TCE, órgão que atua como auditor externo independente da União Europeia (UE), em 2018, tendo passado pela Comissão Europeia como auditor na Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros de 2003 a 2007.

Portugal é representado na instituição pelo antigo ministro das Finanças João Leão, confirmado como membro do TCE pelo Conselho da União Europeia em dezembro de 2023.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.