A Repsol está a lançar uma oferta para o mercado de eletricidade em Portugal com uma estratégia semelhante à levada a cabo em Espanha. Segundo avança o jornal ‘El Economista’, a empresa espanhola desembarcou no país na área do comércio de eletricidade e gás em 2022 e, desde então, vem crescendo lentamente para atingir 127 mil clientes. Agora, a empresa multienergética liderada por Josu Jon Imaz quer dar um salto para enfrentar diretamente a EDP, Iberdrola, Endesa e Galp. Para isso, lançou uma aliança com a Vodafone para oferecer uma proposta integrada de energia e telecomunicações.
A colaboração entre a Repsol e a Vodafone em Portugal procura reforçar o seu posicionamento conjunto e expandir a base de clientes, combinando serviços de telecomunicações e energia. O plano Vodafone Repsol oferece um sistema de descontos e vantagens cruzadas que permitem aos consumidores poupar tanto nas contas domésticas como nas despesas de mobilidade.
As vantagens incluem descontos no combustível de até 26 cêntimos por litro nas estações de serviço aderentes e descontos de até 20% no carregamento de veículos elétricos. No domínio do fornecimento doméstico de energia, os clientes podem beneficiar de uma poupança de até 8% no consumo de kWh e de um adicional de 3% no valor total da fatura de eletricidade e gás, dependendo da modalidade contratada.
Por parte da Vodafone, o plano incorpora benefícios adicionais como o aumento da velocidade da internet fixa até 1 Gbps para clientes elegíveis, bem como a possibilidade de acumular pontos no programa de fidelização Clube Viva, que podem ser trocados por dispositivos e outros serviços.
Para aceder às vantagens do plano Vodafone Repsol, os clientes devem ter um serviço ativo com a Vodafone e contratar eletricidade ou gás com a Repsol através dos canais do operador. A ligação é formalizada através da associação da app My Vodafone à app MyRepsol, que permite ativar descontos nas estações de serviço e aplicar descontos na fatura energética. Os maiores benefícios são obtidos quando o cliente combina os três serviços: telecomunicações com a Vodafone, eletricidade e gás com a Repsol. Neste caso, as reduções na fatura energética são superiores e os descontos no combustível atingem o seu nível máximo.
No momento, a campanha não tem um prazo oficial anunciado, embora as condições possam variar dependendo do plano e da fatura de cada cliente. Os descontos em combustível aplicam-se apenas nas estações de serviço Repsol aderentes à campanha ‘Poupe’, que são facilmente identificáveis em Portugal.
A aliança entre a Vodafone e a Repsol em Portugal reflete uma tendência crescente no mercado europeu: a integração de serviços para gerar valor acrescentado e fidelizar os clientes.
Curiosamente, refere ainda o periódico, o fornecimento de eletricidade da Vodafone em Portugal é em grande parte fornecido pela Iberdrola. A concessionária fornecerá à Vodafone um total de 410 gigawatts-hora (GWh) de energia fotovoltaica em três países, ajudando a acelerar o caminho da operadora para energia zero e aumentando a sua segurança energética. Essa energia equivale à procura anual de eletricidade de mais de 117 mil residências.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com