A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou, esta quarta-feira, que os seus voos internacionais serão transferidos para o novo aeroporto de Luanda no dia 19 de outubro.
“A TAAG comunica oficialmente a transferência integral da sua operação de voo para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), a partir de domingo, dia 19 de Outubro de 2025”, lê-se num comunicado recebido pelo JE.
Todos os voos que têm como destinos de partida e chegada Lisboa (Portugal), São Paulo (Brasil), Joanesburgo, Cidade do Cabo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Windhoek (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Maputo (Moçambique), Nairóbi (Quénia), entre rotas sazonais do Porto, e Havana (Cuba) serão operados em exclusivo no AIAAN.
“Esta decisão estratégica assinala a conclusão do processo faseado de transição e representa um marco histórico no ecossistema da aviação civil em Angola”, acrescenta a empresa. Assim, a nova infraestrutura aeroportuária aproxima-se do seu funcionamento pleno, depois de sucessivos adiamentos da transferência dos voos internacionais, prevista inicialmente para o terceiro trimestre de 2024.
Inaugurado no dia 10 de novembro de 2023, o AIAAN fica localizado a 42 quilómetros de Luanda, na comuna do Bom Jesus, Província de Icolo e Bengo, tendo custado ao Estado angolano em torno de 2,5 mil milhões de euros (2,8 mil milhões de dólares).
No mesmo comunicado, a TAAG aconselha os passageiros a planearem com “antecedência a sua deslocação para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, de forma a acautelar o tempo necessário para os procedimentos de check-in, embarque e similares”. “Paralelamente, e
durante o período de transição, a TAAG irá disponibilizar um serviço shuttle entre o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (AIL) e o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), isto para os passageiros em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas estrangeiras, ainda não baseadas no AIAAN”, lê-se no mesmo comunicado.
“A consolidação da operação da TAAG no AIAAN aporta ganhos significativos de eficiência operacional, sinergias na gestão de frota e melhoria da experiência do cliente, consolidando a estratégia nacional de estabelecer Luanda/Icolo e Bengo, como um hub de referência na África Austral”, sublinha a empresa.
Atualmente, todas as rotas domésticas e regionais de Brazzaville e Kinshasa são operadas no novo aeroporto. Numa primeira fase, o trânsito anual de passageiros deverá ascender a 15 milhões de pessoas (10 milhões de voos internacionais e cinco milhões domésticos).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com