A gigante neerlandesa ASML anunciou que atingiu vendas de 7,5 mil milhões de euros em vendas líquidas totais e 2,1 mil milhões de lucros líquidos no terceiro trimestre de 2025. O crescimento das vendas líquidas acumuladas no ano em relação ao mesmo período de 2024 foi de 15%, com margem bruta em torno de 52%.
Ainda em relação ao terceiro trimestre, a empresa avançou que a margem bruta se fixou nos 51,6% e que as reservas líquidas trimestrais atingiram 5,4 mil milhões de euros. A ASML espera que as vendas líquidas totais do quarto trimestre de 2025 fiquem entre 9,2 mil e 9,8 mil milhões de euros, para uma margem bruta entre 51% e 53%. Em comunicado, a empresa afirma não esperar que as vendas líquidas totais de 2026 sejam inferiores às de 2025.
O CEO da ASML, Christophe Fouquet, disse, citado pelo comunicado, que “as nossas vendas líquidas totais do terceiro trimestre de € 7,5 bilhões e margem bruta de 51,6% estavam em linha com a nossa orientação, refletindo um bom trimestre para a ASML. Em termos de tecnologia, observamos que a intensidade litográfica continua a desenvolver-se positivamente à medida que a adoção da EUV ganha impulso”.
Em linha com os planos “de oferecer suporte aos nossos clientes no segmento de integração 3D, lançámos o primeiro produto da ASML voltado para a área de Embalagem Avançada, o TWINSCAN XT:260, um scanner i-line que oferece produtividade até 4x maior em comparação com as soluções existentes. Por fim, a nossa parceria com a Mistral IA permite-nos incorporar Inteligência Artificial em todo o nosso portfólio, a fim de aumentar o desempenho e a produtividade de nossos sistemas”.
“Do lado do mercado, observamos um impulso positivo contínuo em torno dos investimentos em IA, e também observamos isso se estendendo a mais clientes, tanto em lógica de ponta quanto em DRAM avançada. Por outro lado, esperamos que a procura dos clientes chineses e, portanto, as nossas vendas líquidas totais no país em 2026, diminuam significativamente em comparação com nossos negócios muito fortes no país em 2024 e 2025”, revelou ainda. E finalizou: “não esperamos que as vendas líquidas totais de 2026 fiquem abaixo das de 2025. Esperamos um volume de negócios líquido total entre 9,2 mil e 9,8 mil milhões no quarto trimestre, com uma margem bruta entre 51% e 53%. Esperamos custos com investigação em torno dos 1,2 mil milhão e custos de vendas, gerais e administrativas em torno de 320 milhões. Para o ano de 2025, esperamos um aumento de cerca de 15% no volume de negócios líquido total e uma margem bruta em torno de 52%, com um quarto trimestre muito forte”.
A empresa anunciou um dividendo provisório de 1,60 euros por ação ordinária, a ser pago em 6 de novembro de 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com