O apagão da Amazon Web Services (AWS) está a afetar mais de mil empresas em todo o mundo, com mais de 6,5 milhões de pessoas a relatarem falhas no serviço a nível global.
Apesar de o problema ter sido detetado, a recuperação total vai demorar algum tempo ainda, segundo a “BBC”.
Entre os serviços afetados encontram-se plataformas como o Snapchat, Duolingo, Zoom ou Roblox. Também há bancos afetados como o Lloyds, Halifax, a empresa ferroviária britânica National Rail e o fisco britânico, HMRC.
Analisando o apagão, a Check Point Software deixa vários alertas: a necessidade de manter cópias offline de documentos importantes e cuidado com a piraria no rescaldo deste episódio.
Para os particulares, “isso significa manter boas cópias de segurança, guardar informação essencial offline e conhecer alternativas para comunicar ou pagar caso os sistemas falhem. Mantenha-se atento a fraudes ou tentativas de phishing, sobretudo quando os sites bancários estão em baixo e nunca clique em links nem partilhe dados que não reconheça”, segundo Rui Duro da Check Point Software.
Para as empresas, chegou a “altura de diversificar. Não mantenha tudo numa única cloud. Teste os planos de contingência, forme as equipas e prepare-se para o tempo de inatividade antes que ele aconteça”.
Rui Duro alerta que o momento depois do apagão é crítico, pois é propício a ataques piratas. “Quando as empresas se apressam a restaurar o acesso, os sistemas e as equipas ficam sobrecarregados, e é nesse momento que os atacantes agem. Espere um aumento de falsas ofertas de “reembolso” ou “desconto”, emails de phishing e links fraudulentos que prometem resolver o problema”.
E há mais, até os mais jovens estão expostos a ataques. “Muitas das plataformas afetadas são jogos e aplicações usados por crianças, um momento ideal para os burlões explorarem a confiança. Porque a internet pode ser global, mas a resiliência começa localmente, com o que cada um de nós faz a seguir”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com