A prata e a platina atingiram um novo máximo durante esta segunda-feira.
No caso da prata o metal atingiu os 83,62 dólares durante esta segunda-feira no mercado spot. Contudo nesta altura está a transacionar nos 76,24 dólares.
O analista chefe de mercado da KCM Trade, Tim Waterer, citado pela agência noticiosa Reuters, referiu que uma combinação de “realização de lucros e conversações aparentemente produtivas entre o Presidente dos Estados Unidos (Donald Trump) e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre um possível acordo de paz” justificam o recuo que está a existir no ouro e na prata, depois desta última ter atingido um novo máximo.
Apesar disso Tim Waterer admitiu, também à Reuters, que a prata pode atingir os 100 dólares em 2026, como resultado de possíveis baixas nas taxas de juro aliada à “continuidade da forte procura industrial e da escassez de oferta”. Tim Waterer diz ainda que o ouro pode atingir os cinco mil dólares num cenário em que o próximo presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) tenha uma “postura mais flexível” ao nível da política monetária.
O ouro está nesta altura a negociar nos 4.477,14 dólares.
Recorde-se que o ouro já valorizou 71,5% desde o início do ano e a prata já subiu 162,2% no mesmo período temporal.
A platina foi outra matéria prima a atingir um novo máximo quando transacionou 2.478,50 dólares no mercado spot. Nesta altura está a ser negociada nos 2.297,31 dólares.
A platina já valorizou 154,4% desde o início do ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com