A Emerald Resources, subsidiária de energia, mineração e commodities do Emerald Group, e a LVC Global Holdings assinaram um acordo definitivo para fundir as suas operações, formando a Emerald Global Resources (EGR), anunciaram as duas empresas. A operação será anunciada formalmente esta segunda-feira, 2 de fevereiro.
A fusão tem como objetivo aliar a presença internacional da Emerald Resources com as capacidades da LVC Global focadas em África na aquisição de ativos e originação de negócios, criando uma plataforma pan-africana totalmente integrada focada em metais, minerais, petróleo e gás, e logística integrada de recursos.
O Emerald Group é um conglomerado global de investimento diversificado com sede no Dubai International Financial Centre, com operações nas áreas de finanças e investimentos, energia e recursos naturais, e media e comunicações. Mantém escritórios nos Emirados Árabes Unidos (EAU), no Reino Unido, Portugal, Angola, África do Sul e China.
A LVC Global Holdings é uma plataforma de aquisição de ativos de recursos naturais e de originação de negócios, fundada em Washington, nos Estados Unidos, e com sede em Abu Dhabi, nos EAU, com presença em Londres.
Concentra-se na otimização e monetização de metais, minerais e ativos de energia nos mercados emergentes e de fronteira, aproveitando uma vasta experiência no setor e redes nos setores público e privado.
“Esta fusão cria uma plataforma orientada para a execução que os investidores globais aguardavam”, afirmou C. Derek Campbell, presidente-executivo da LVC Global Holdings e da nova Emerald Global Resources. “A EGR reúne escala institucional, expertise no setor e profundo acesso local”, acrescenta.
A EGR está estruturada para atrair capital institucional global – incluindo empresas de private equity, fundos soberanos, hedge funds, family offices e indivíduos com património líquido muito elevado – que procuram uma exposição escalável e com risco reduzido a ativos de recursos naturais de alta qualidade em todo o Sul Global. Integrará a aquisição de ativos de exploração e produção, soluções logísticas de transporte e armazenamento e comercialização de commodities sob uma estrutura de governação unificada.
“Posiciona-nos para construir uma empresa de recursos naturais de classe mundial com sede em Abu Dhabi, com capacidade de expansão nos mercados mais estratégicos de África”, afirmou N’Gunu Tiny, fundador, presidente e CEO do Emerald Group.
A Emerald Global Resources deverá iniciar as suas operações imediatamente após as aprovações regulatórias e corporativas.
O Emerald Group detém a Media Nove, holding para o setor de media, que detém o Jornal Económico e a Forbes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com