A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta segunda-feira, em terreno positivo, com ganhos ligeiros.
O Dow Jones somou 1,05% para 49.407,66 pontos, o S&P 500 ganhou 0,57% para 6.978,65 pontos e o tecnológico Nasdaq valorizou 0,56% para 23.592,11 pontos.
Os índices da Bolsa de Valores de Nova Iorque recuperaram das perdas iniciais e fecharam em alta no primeiro dia de negociações de fevereiro.
No âmbito macroeconómico, o índice PMI da indústria, compilado pelo ISM e pela S&P, foi divulgado esta segunda-feira e apresentou sinais assinaláveis de recuperação neste início de ano.
O mercado reage ainda ao anúncio do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA, que afirmou que não vai divulgar o relatório de criação de emprego de janeiro na sexta-feira, como estava previsto, devido à paralisação parcial do Governo americano.
“Na sexta-feira e durante todo o fim de semana, o mercado esfriou acentuadamente devido à nomeação de Warsh para substituir Powell no Fed, à possibilidade da Nvidia investir menos na OpenAI e a indícios de que o Banco do Japão poderia aumentar as taxas de juros novamente, então esta segunda-feira será complicada”, preveem os especialistas do Bankinter, que, no entanto, veem “uma probabilidade de a semana melhorar e de essa realização de lucros ser mais uma oportunidade para comprar algo ‘mais barato'”.
Entre os principais movimentos de mercado, a Walt Disney tombou 7,4%, após ter apresentado resultados trimestrais, que não agradaram o mercado. A gigante de entretenimento viu os lucros caírem 6% para 2.402 milhões de dólares (2.027 milhões de euros) no primeiro trimestre fiscal (outubro a dezembro de 2025).
As ações da Nvidia caíram mais de 2% após a notícia de que os planos da empresa de investir até 100 mil milhões de dólares na OpenAI tinham sido interrompidos. As ações da Oracle também sofreram com o anúncio de planos para captar até 50 mil milhões de dólares e aumentar os seus investimentos em IA. As ações da Oracle apresentaram uma grande volatilidade ao longo da sessão e, apesar de uma breve subida, fecharam a cair quase 3%.
Por outro lado, as ações da Palantir subiram no dia de negociação prolongado depois de superarem as estimativas do mercado com os seus resultados do quarto trimestre de 2025, período em que o seu lucro líquido atingiu os 647 milhões de dólares. No ano completo, a empresa, especializada em análise avançada de big data, reportou lucros de 1,915 mil milhões de dólares.
Destaque para as empresas ligadas à extração e terras raras, como Critical Metals, USA Rare Earth e MP Materials, animadas com um plano de Trump de criar reservas de material crítico.
Com esta medida, o Presidente dos EUA pretende não só proteger os fabricantes das crises de abastecimento, como também reduzir drasticamente a dependência dos Estados Unidos em relação às terras raras e outros metais provenientes da China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com