[weglot_switcher]

Benfica SAD: empréstimo de 40 milhões visa blindagem contra agravamento dos custos de financiamento, destaca XTB

Análise da corretora XTB indica que o clube pretende antecipar-se ao ciclo monetário, no sentido em que, embora a taxa média atual do passivo da SAD seja de 5,18%, a emissão a 4,65% ocorre num momento de volatilidade nas expectativas do Banco Central Europeu.
14 Abril 2026, 14h16

O lançamento de um empréstimo obrigacionista no valor até 40 milhões de euros por parte da Benfica SAD é vista como um sinal de blindagem contra o agravamento dos custos de financiamento institucional. A análise é feita pela corretora XTB, numa altura em que as previsões das taxas de referência para o final do ano fiquem 75 pontos base (bps) acima dos níveis atuais.

“A Benfica SAD antecipa-se ao ciclo monetário, no sentido em que, embora a taxa média atual do passivo da SAD seja de 5,18%, a emissão a 4,65% ocorre num momento de volatilidade nas expectativas do Banco Central Europeu”, pode ler-se no documento.

De resto, a corretora salienta que a SAD encarnada enfrenta o vencimento de 50 milhões de euros a 17 de maio de 2026 (Obrigações 2023-2026, com cupão de 5,75%) e que ao emitir a 4,65%, a sociedade aproveita a baixa das yields de mercado para otimizar a sua estrutura de capital, reduzindo o custo da dívida em aproximadamente 110 bps.

“É fundamental salientar que o perfil de risco de uma SAD difere de uma cotada convencional; o foco operacional não é estritamente a maximização do lucro, mas sim o equilíbrio entre a competitividade desportiva e a sustentabilidade financeira, onde muitas vezes a alegria dos adeptos está em primeiro lugar”, indica a XTB.

De acordo com o prospeto aprovado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “serão emitidas até 8.000.000 de obrigações, com o valor nominal unitário de cinco euros e o valor nominal global inicial de até 40 ME, o qual poderá ser aumentado, por opção da Benfica SAD”.

A operação de subscrição decorre entre 13 e 24 de abril e inclui a possibilidade de troca das obrigações antigas (2023-2026) por novas.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.