Sinto-me confuso com a informação do credor pois tenho um crédito renegociado e continua tudo mal no Banco de Portugal (incumprimento). Não posso aceder a cartões, nada! Para que fiz afinal a consolidação dos créditos? Expliquem-me, por favor…
Antes de responder a este consumidor, informamos que qualquer consumidor tem não só o direito de aceder à informação existente a seu respeito na Base de Dados do Banco de Portugal, como também de solicitar ao credor a respetiva retificação ou atualização.
Relativamente à preocupação manifestada por este consumidor, referimos que no MRC-Mapa de Responsabilidades de Crédito da CRC – Central de Responsabilidades de Crédito do BdP-Banco de Portugal constam os créditos registados em nome de cada consumidor nas instituições financeiras que operam em Portugal e supervisionadas por esta entidade. Atualmente pode ser obtida informação de crédito com referência aos últimos cinco anos.
O tipo de negociação
De acordo com o definido pelo BdP quando um crédito é renegociado, esse “tipo de negociação” poderá ser incluída num dos seguintes quadros:
Renegociação por incumprimento
A “renegociação por incumprimento” demonstra uma renegociação e/ou novo contrato de crédito com a instituição financeira, em consequência de dívidas/prestações em atraso ou consolidação de créditos detidos e que estavam em incumprimento.
Este tipo de informação, a que as instituições financeiras supervisionadas pelo Banco de Portugal têm acesso, poderá influir negativamente aquando da futura avaliação de solvabilidade do devedor, ou seja, o consumidor pode, nesta circunstância, ser impedido do acesso a cartões de crédito, por exemplo.
Informe-se dos seus direitos.
Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com