O consultor estratégico da EY, Augusto Mateus, sublinhou que a Madeira tem que encontrar novas experiências e segmentos no turismo.
Augusto Mateus acrescentou que a região é “muito competente” em determinado tipo de turismo, mas que “isso não é suficiente” para a missão da Madeira.
O consultor esteve na conferência da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que se realiza na Madeira, onde apontou as ideias estratégicas para o Turismo em Portugal.
Uma delas prende-se com a importância de “ganhar o país para o turismo”, ao tomar melhores decisões, em que o país se reveja mais no turismo como alavanca social e económica.
“Ganhar o país para o turismo é garantia, em simultâneo, um alargamento dos ganhos do país com o turismo e uma difusão mais equilibrada dos mesmos”, defendeu.
“O turismo não pode ser concebido como uma atividade genérica susceptível de ser desenvolvida em todos os territórios”, acrescentou o consultor.
Augusto Mateus disse ainda que é preciso reconhecer um conjunto crescente e diverso de benefícios e efeitos adversos decorrentes do turismo, e que “não se cria riqueza com o provincianismo.
“Ganhar o país para o turismo, sem deixar de melhorar e equilibrar os ganhos do país com o turismo”, foi outra das ideias deixadas por Augusto Mateus.
Na sua intervenção ficou ainda saliente a importância de “melhorar a capacidade de gerar riqueza” nos destinos turísticos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com