[weglot_switcher]

PS quer estratégia local para proteção de jovens e crianças no Porto Santo

Os socialistas consideram que a atuação exemplar da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens “esbarra com uma falta estruturante da autarquia local, que devia criar respostas de suporte ao conjunto de problemas que condicionam a vida das crianças e jovens”.
20 Fevereiro 2021, 10h30

A concelhia do PS Porto Santo quer que a autarquia implemente uma estratégia local interdisciplinar para a proteção de jovens e crianças. A intenção foi expressa durante uma visita à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

O deputado do PS Madeira, Miguel Brito, considera que a atuação exemplar da CPCJ “esbarra com uma falta estruturante da autarquia local, que devia criar respostas de suporte ao conjunto de problemas que condicionam a vida das crianças e jovens”.

Durante a reunião a CPCJ apresentou os vários projetos que tem em desenvolvimento e alertou que a pandemia e as restrições impostos têm condicionado a ação da CPCJ.

“Mais do que reativa, a intervenção com crianças e jovens tem de ser precoce”, defendeu Miguel Brito.

O socialista afirmou que é preciso um trabalho de “consolidação e materialização do verdadeiro espírito de comunidade”, que é necessário criar as condições para fortalecer a rede de suporte familiar, através de um Centro de Apoio à Família, “desenvolvendo, a partir daí, competências educativas e sociais que eliminem a negligência e os fatores de risco, como sejam o alcoolismo, a violência doméstica, entre outras disfunções parentais que estão na origem dos comportamentos disruptivos nos jovens”.

O deputado do PS diz ainda que é preciso dotar este tipo de instituição de meios técnicos e recursos humanos que tenham competências de atuação em “áreas de risco social, para maximizarem a própria formação e, assim, contribuírem para a eliminação de riscos de pobreza e exclusão social”.

O socialista considerou que a CPCJ tem cumprido com o objetivo de proteger os direitos das crianças e dos jovens, apesar dos “fracos recursos que tem”, acrescentando que “falta no Porto Santo um trabalho de campo que auxilie a sua atuação”.

O deputado do PS defendeu ainda a criação de uma “Casa de Acolhimento de Emergência”, que possa receber, com caráter urgente e temporário, crianças e jovens em perigo, até ao encaminhamento das respetivas situações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.