Com António Costa indigitado, o XXI Governo constitucional poderá tomar posse ainda esta semana.
Confirmado está apenas o primeiro-ministro indigitado esta terça-feira pelo Presidente da República: António Costa, líder do Partido Socialista.
A SIC já conseguiu apurar pelo menos onze possíveis ministros e secretários de Estado que deverão integrar a lista que António Costa irá apresentar a Cavaco Silva.
Mário Centeno, que coordenou o programa macroeconómico do PS, e que tem sido o porta-voz de Costa em matéria de finanças públicas, deverá ficar responsável pela pasta das Finanças.
Aliás, este é um dos nomes apontado por todos os meios. O Expresso avança que deverá contar com o apoio de Ricardo Felix Mourinho na secretaria de Estado das Finanças ou do Orçamento.
Para a Economia, aponta o Expresso, deverá seguir Manuel Caldeira Cabral, que também integrou o grupo de economistas que redigiu o cenário macroeconómico para o Partido Socialista.
Vários jornais online e televisões avançam com Augusto Santos Silva para ministro dos Negócios Estrangeiros. Esta não será a estreia do professor que já teve a tutela da Educação e Cultura, Assuntos Parlamentos e Defesa.
Ainda segundo o Expresso, a pasta dos Assuntos Europeus deverá ficar para Margarida Marques, mas a opinião não é partilhada por O Observador que acredita que Pedro Nuno Santos ficará com esta secretaria de Estado.
Por seu lado, o Expresso coloca Pedro Nuno Santos como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, assegurando a ligação institucional entre o Parlamento e o Executivo. O Expresso diário acrescenta que haverá ministro dos Assuntos Parlamentares, salientando o papel fundamental que terá Carlos César enquanto líder parlamentar.
Ao Planeamento e Infraestruturas (Obras Públicas) deverá chegar Pedro Marques, que já foi responsável pela Segurança Social.
A tutela da Presidência e da Modernização Administrativa deverá ficar a cargo de Maria Manuel Leitão Marques, acompanhada, refere o Expresso, por Graça Fonseca na secretaria de Estado.
Quase garantidos estão Vieira da Silva na Segurança Social, Capoulas Santos na Agricultura e Adalberto Fernandes na Saúde.
A Educação poderá ficará nas mãos do investigador Tiago Brandão Rodrigues e a Inovação, Ciência e Ensino Superior a cargo de Manuel Heitor (foi secretário de Estado de Mariano Gago.
O Expresso adianta ainda que o Ambiente poderá ser entregue à professora universitária Helena Freitas ou a João Matos Fernandes.
A Cultura poderá ser poderá ficar nas mãos de Gabriela Canavilhas, Inês de Medeiros ou João Soares, como avança a TSF.
Para a Justiça deverá seguir Mouraz Lopes (segundo o Expresso) ou Francisca Van Dunem (segundo a TSF).
Rocha Andrade, Eduardo Cabrita (que a TSF aponta para ministro adjunto) ou Constança Urbano de Sousa (aponta a TSF) poderão ser o ministro da Administração Interna, explica o Expresso.
A Defesa poderá ser entregue a Miranda Calha (Expresso) ou Azeredo Lopes (TSF).
A TSF assinala que Ana Paula Vitorino deverá ficar com a pasta do Mar, Miguel Prata Roque com a secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Mariana Vieira da Silva com a secretaria de Estado Adjunta do primeiro-ministro.
Após a audiência com Cavaco Silva esta manhã, António Costa foi indicado para primeiro-ministro pelo Presidente da República. Pode agora formar Governo e apresentar a sua proposta a Cavaco Silva.
Costa deverá entregar a lista definitiva ao Presidente da República ainda hoje.
OJE
Notícia editada pelas 15h30
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com