[weglot_switcher]

Finlândia: o primeiro país com novo subsídio para desempregados

Novo rendimento de 560 euros mensais não implica que desempregados dêem provas de estar a procurar trabalho.
28 Dezembro 2016, 13h07

A Finlândia vai introduzir no início do próximo ano um subsídio de rendimento base para desempregados sem qualquer contrapartida. O país torna-se assim o primeiro a adotar uma política do género que visa aumentar a qualidade de vida, reduzir o desemprego e criar emprego.

Duas mil pessoas que se encontram neste momento no desemprego na Finlândia vão começar a receber em janeiro 560 euros mensais. O subsídio de rendimento tem a duração máxima de dois anos e não impõe quaisquer condições, ou seja, os desempregados abrangidos pela medida não têm de dar provas de que estão à procura de emprego e não perdem o benefício devido a outros rendimentos que tenham.

O Governo finlandês planeia usar a experiência para estudar também se a um rendimento base promove o emprego. “A experiência vai ocorrer em 2017 e 2018 e visa mostrar se um rendimento base pode ser usado para reformar a segurança social de forma a eliminar as armadilhas dos incentivos relacionadas com o trabalho”, refere um um comunicado citado pelo Independent.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.