[weglot_switcher]

Maioria dos pneus recolhidos é reciclada

O número de pneus usados recolhidos estabilizou em 2016, nas 83,5 mil toneladas. Mais de metade destinada a reciclagem, para granulado de borracha, transformado em relvado sintético ou pavimento, segundo dados da Valorpneu.
2 Abril 2017, 11h55

A Valorpneu é a entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), que recolhe os pneus utilizados.

Segundo Climénia Silva, diretora-geral desta empresa, a maior parte dos pneus velhos recolhidos (56%, ou 47 mil toneladas) destina-se a reciclagem e são transformados em granulado de borracha, material que é principalmente utilizado para relvados sintéticos, diversos pavimentos (37%) ou indústria de isolamentos (5,5%), como disse à Lusa.

A responsável realçou que “todos os pneus recolhidos são valorizados” e, além daqueles que são reciclados, 15% são recauchutados, 1% reutilizados e 28% usados como fonte de energia.

Estes valores traduzem-se numa estabilização de números de pneus reciclados, face a 2015, visto que no ano passado houve uma diminuição de 0,3% de pneus recolhidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.