[weglot_switcher]

Hospitais têm dívida superior a mil milhões de euros

Empresas em dificuldades têm vendido os créditos que têm junto dos hospitais a bancos e empresas de ‘factoring’.
  • Ilya Naymushin/Reuters
11 Dezembro 2017, 09h36

Dívida dos hospitais a laboratórios chega a 1090 milhões de euros, de acordo com o Correio da Manhã (CM) desta segunda-feira. Entre setembro e outubro a dívida aos laboratórios cresceu 52,2 milhões de euros num mês.

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde estão a tentar travar a venda das suas dívidas, que em outubro atingiram os 1090 milhões de euros a terceiros. Segundo o CM, algumas empresas da indústria farmacêutica têm sido confrontadas com cláusulas nos contratos de fornecimento.

“Os laboratórios, perante o crescimento das dívidas, têm entregado as mesmas a empresas de ‘factoring’”, explicou uma fonte ao CM. A mesma fonte destacou que a dívida dos hospitais  aos laboratórios tinha subido de 1037,8 milhões de euros, em setembro, para  1090 milhões de euros, em outubro.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, boa parte da dívida deverá estar saldada antes do ano terminar, com a injeção de 900 milhões de euros anunciada pelo ministro da Sáude, Adalberto Campos Fernandes. Com esse valor a dívida dos hospitais vai baixar para níveis históricos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.