O Ajax e a Adidas estabeleceram uma colaboração com a família de Bob Marley para o lançamento de um kit de homenagem ao cantor de reggae jamaicano.
“O kit é um tributo aos fans do Ajax e o amor partilhado pelo clube e os seus fans pela lenda do reggae Bob Marley e a sua icónica canção ‘Three Little Birds'”, diz o Ajax na sua página oficial.
O clube refere que o kit, de cor preta, inclui detalhes com cores vermelha, amarela, e verde. Estas três cores são iguais à da bandeira da Etiópia e normalmente associadas ao artista reggae. Marley pertencia ao movimento rastafari e os seus seguidores consideram que o último imperador da Etiópia (Haile Selassie) é o seu messias.
“Na parte traseira da camisola, abaixo do colar, inclui uma referência subtil à icónica canção, com três pequenos pássaros sentados na “Andreas Crosses” de Amesterdão. “Este kit, sublinha o clube dos países baixos, será usado, esta temporada, nos jogos europeus, juntamente com o kit caseiro do clube”, diz o Ajax. O kit é constituído por camisola, calção, e meias.
“Estou sensibilizada que tenham pegado [os adeptos do Ajax que cantam a música durante os jogos] em ‘Three Little Birds’ e tornado a canção o seu hino. Histórias como esta aquecem o meu coração e mostram o impacto que canções como ‘Three Little Birds’ pode ter. O futebol era tudo para o meu pai. Utilizando as palavras dele futebol é liberdade”, disse a filha de Bob Marley, Cedella Marley, citada na página oficial do clube dos países baixos.
O Ajax lembra na sua página, a ligação entre o clube e a música ‘Three Little Birds’, sublinhando que a “história do Ajax, Bob Marley, e Three Little Birds começou em agosto de 2008, quando o Ajax jogou uma partida amigável com o Cardiff, em Cardiff. Foi pedido aos fans do Ajax que permanecessem nas bancadas depois do jogo. Para entreter os fains o dj do estádio passou várias músicas, uma delas ‘Three Little Birds’. O resto é história. Os fãs instantaneamente abraçaram a canção como sua e estão a canta-la em todos os jogos. Um verdadeiro símbolo de esperança, os fans cantam a canção independentemente do resultado do jogo”.
O amor do cantor ao futebol é lendário. “Se me quiserem conhecer, terão de jogar futebol contra mim e os Wailers [a sua banda]”, disse o jogador (que morreu em 1981, com um cancro da pele no pé) numa entrevista.
Marley era fã da equipa brasileira Santos, mas também dos ingleses do Tottenham Hotspurs, sendo fã do médio argentino Ossie Ardiles que jogou 10 anos no clube londrino.
Mas nem o cantor conhecido pelas suas letras de paz e amor conseguia passar ao lado dos aspetos mais físicos do jogo. “Gosto mais de música do que gosto de futebol. Mas jogar futebol e cantar é perigoso porque o futebol torna-se muio violento. Eu canto sobre paz, amor e tudo isso, e alguma coisa pode acontecer. Se um homem te fizer um carrinho duro isso cria-te sentimentos de guerra”, disse Bob Marley numa entrevista em 1980.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com