[weglot_switcher]

OE 2022. Costa e Governo nas mãos do PCP e do PEV

A proposta para o OE22 conta, neste momento, com 105 votos contra, 108 a favor e cinco abstenções. PCP e PEV têm um total de 12 deputados.
  • costa e marcelo
    Mário Cruz/LUSA
25 Outubro 2021, 11h18

António Costa e o Governo estão nas mãos do PCP e do PEV para verem a sua proposta do Orçamento do Estado para 2022 ser aprovado na votação na generalidade no Parlamento esta semana.

São 12 votos cruciais (10 do PCP e 2 do PEV) para o documento poder passar à próxima fase legislativa, a discussão na especialidade.

Vários partidos e deputados anunciaram a sua abstenção: PAN (três deputados), e as duas deputadas únicas (Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues).

O OE 2022 vai contar com o chumbo do PSD, CDS-PP, Chega, IL e Bloco de Esquerda, num total de 105 votos.

A favor, apenas o PS com os seus 108 votos. Neste cenário, basta apenas o voto contra do PCP para deitar por terra o OE. Os comunistas anunciam às 12 horas as conclusões da reunião do comité central sobre o OE22.

A acontecer o chumbo comunista, ganha força o aviso feito pelo Presidente da República no domingo: o país vai a eleições antecipadas se o Orçamento do Estado não for aprovado.

“Tenho dito dia após dia o mesmo e vou repetir hoje, primeiro continuo a acreditar que o Orçamento vai passar. Não só porque é desejável, mas porque é aquilo que eu espero olhando para a alternativa. A alternativa é a dissolução. No momento em que o OE2022 não passasse passava-se imediatamente ao processo de preparação de dissolução”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no domingo, citado pela Lusa.

O Parlamento é composto pelos seguintes partidos: PS (108 deputados), PSD (79), BE (19), PCP (10), CDS-PP (5), PAN (3), PEV (2), Chega (1), IL (1), Joacine Katar Moreira (1) e Cristina Rodrigues (1).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.